quarta-feira, 30 de junho de 2010

BONECAS

Amigas,
há muitos meses não dou ouvidos ao bichinho das troquinhas. Mas essa de bonecas...não resisti!
Estou dentro!!! Me inscrevi no finzinho do prazo. Mas deu!

A troquinha será assim:

  • 1 - Trabalho Alusivo ao tema;
  • 2 - Materias que sua parceira utilize;
  • Mimos e guloseimas a vontade...


Agora é conhecer minha parceira e elaborar o objeto da troca, BONECA.

Por falar em boneca... sabem como ou quando elas surgiram? Aí vai um pouquinho de história(desculpem mas não resisto a uma pesquisa).
Encontrei na Wikipédia:

Boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade.

Em muitas culturas, ela é um brinquedo associado às meninas, no entanto, existem versões de bonecos direcionados aos meninos, guardando ambos, como elemento essencial para a sua caracterização, as formas que lembram a humana, ou humanizada

Datáveis do período situado entre 3000 e 2000 a.C., foram encontradas no Egito bonecas de madeira com uma forma que se assemelha a uma espátula, possuindo uma cabeleira farta, sendo os cabelos feitos de fios de cabelo, provavelmente banhados em lama.

A criação de bonecas com objetivos comerciais estruturou-se na Alemanha do século XV, nas localidades de Nuremberga, Augsburgo e Sonneberg, onde nasceram osDochenmacher (fabricadores de bonecas). Foi também na Alemanha que se criaram as casas de bonecas.

Paris, na mesma época que na Alemanha, também se começou a afirmar como centro de fabricação de bonecas. Nesta época, elas reproduziam o aspecto das mulheres locais e os materiais empregues eram a terracota, a madeira e o alabastro.

No século XVII, apareceram na Holanda bonecas com olhos de vidro e bonecas com perucas feitas de cabelo humano.


Com o advento do cinema e desenvolvimento do desenho animado, bem como com a popularização da televisão, no século XX, pessoas e personagens passaram quase que obrigatoriamente a ter seus equivalentes em forma de boneca.


A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu do século XIX até o início do século XX. Naquele tempo, as bonecas eram feitas principalmente para os adultos, pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. As peças eram geralmente feitas de madeira, com rosto de porcelana, e vestidas com trajes de época. Como eram um produto voltado às classes mais abastadas, não tardaram a surgir roupinhas feitas por grandes costureiros e pessoas interessadas na fabricação artesanal.Abaixo um exemplo de boneca francesa.


O povo Mfengu, que habita na África do Sul, tem como tradição oferecer a cada jovem uma boneca que esta reserva para o primeiro filho que tiver. Após o nascimento do seu filho, a mãe recebe outra boneca para oferecer ao seu segundo filho

Esta é uma Boneca do Zimbábue, feita com fibras de baobá.


Na Rússia, as bonecas denominadas Mamuschka ou Matrioshka são as mais representativas. Na verdade, são um conjunto de bonecas de tamanhos decrescentes, geralmente feitas em madeira de tília e muito coloridas, e que são guardadas umas dentro das outras
.Além das bonecas tradicionais, existem os fantoches ou bonifrates, os mamulengos e as marionetes, encontradas em todo o mundo, nas mãos de verdadeiros artistas.

No Vietnã existe o tradicional Teatro Aquático de Fantoches, secular apresentação com bonecos que "atuam" sobre a água e com pequena orquesta, cuja existência esteve ameaçada de desaparecimento e foi resgatada na década de 80.


A literatura infantil é fértil em povoar o imaginário pueril com bonecas e bonecos, no que foi acompanhada pelo teatro, cinema, televisão e música. Dentre estes, destacam-se:

Boneca de piche (conto folclórico - música)

Chucky, o boneco assassino (cinema)

Coppélia (ópera e balé)

Emília , Pinóquio e Soldadinho de Chumbo (literaura)

Casa de bonecas - peça teatral de Henrik Ibsen.

Pelo mundo afora as bonecas estão presentes nas mais diversas culturas.

Na Alemanha, mais precisamente na região de Erzgebirge (a leste, vizinho à República Tcheca), a produção artesanal do boneco quebra-nozes, largamente usado como enfeite natalino, constitui-se em importante manifestação cultural[1].

Em Olinda, no Carnaval, integrando os folguedos do frevo, as ruas se enchem com bonecos gigantes, movidos por um folião, alguns deles retratando figuras típicas ou famosas No Maracatu Nação, maracatu de baque virado, a calunga é uma boneca que compõe o cortejo.

No Rio de Janeiro, a Cooperativa Abayomi produz as bonecas abayomi, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura, de tamanho variando de 2 cm a 1,50 m, sempre negras, representando personagens de circo, da mitologia, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

Também no Brasil, bonecos recheados são queimados, após uma grande surra, representando Judas Iscariotes, no folguedo conhecido por Malhação de Judas.

No Algarve existe a Maia, uma boneca grande, confeccionada de palha e trapos, com vestes brancas, em que a 1 de maio os moradores deixam no centro da casa, cantando e dançando à sua volta.

No sul da França, especialmente em Tarascon, existe a Tarasca (do francês tarasque), boneco com aparência de um ser monstruoso, exibido no Pentecostes.


Amigas, histórias à parte, agora é por mãos à obra e oferecer à minha parceira da troquinha uma linda peça de artesanato que se identifique com BONECA!

Um beijão , Iêda.

"O rico nem sempre é sábio, mas o sábio é sempre rico".

Tales de Mileto

sexta-feira, 25 de junho de 2010

TRILHO DE MESA EM VAGONITE


Vagonite é um bordado a mão de efeito belíssimo, de variadas aplicações e de fácil execução.
Pede paciência e tranquilidade para ser feito. Necessita um esquema a ser seguido. Revista ou mostruário.
Pode ser bordado em tecido vagonite ou em etamine. Há quem se aventure a fazê-lo em outro tecidos , como juta, cânhamo. Mas aí aparecem os pontos no avesso. E dificulta o trabalho.
Recebe também o nome de Ponto Yugoslavo em algumas publicações.
Seja com que nome venha, é sempre um prazer aos olhos.

A Rosa, minha querida amigaluna, se dedica ao aprendizado deste ponto com afinco.Acertando, errando, concertando, sem preguiça de desmanchar, os trabalhos da Rosa aparecem.E ela encontrou um estilo próprio. Não usa tons degradées e não copia cor de modelo nenhum.
Usa principalmente duas cores em carreiras alternadas, e só trabalha com linha dobrada. Gosta também de usar linha matizada cujo efeito final dá a impressão de que usou mais tons de linhas. Tudo que faz, registra em mostruários para futuras consultas. Já tem vários.


Este trilho de mesa, que aqui chamamos de passadeira, a Rosa me deu de presente. Mais um presente. Vou mostrando aos poucos todas as passadeiras que ela me deu.
Em linha Cléa vinho mesclada, usando dois fios, tem 2 metros. É linda! Ainda falta eu colocar acabamento.





A Rosa é um exemplo entre as minhas amigalunas pela aplicação ao bordado.
Quem não sabia bordar até entrar em nossas aulas hoje vende seus trabalhos.

Isto é uma grande felicidade para uma professora.
Amo muito estas alunas queridas!

Até a próxima postagem.
Fiquem com Deus,
Iêda


"Encare a vida tal qual é e não segundo quer, espera ou receia que venha a ser."
Renato Kehl

quinta-feira, 24 de junho de 2010

VIRA MANTAS BORDADAS COM AFETO


Olá, amigas!

Bordados do tempo da vovó, bordados livres...Delicados bordados que nunca saem de moda, principalmente em roupas de recém nascidos. Apesar do advento da máquina de bordar! Mas não é a mesma coisa !... Colocar seu carinho ponto a ponto é uma satisfação que não tem preço.
Por isso as futuras vovós fizeram a turma delas. E os trabalhos que tenho mostrado.

Mais trabalhos da Ana Maria: vira mantas.

Em cambraia de algodão ela usou suaves tons em ponto caseado, sombra, cheio e haste.

O galho esparramado suavemente pelo canto.

Nesta outra Ana usou ponto miosótis, cheio e atrás, em um trabalho suave porém mais colorido.

Vários tons suaves para encantar o bebê, e todos...

Aqui a delicadeza do risco é mostrada.

E uma observação: Ana Maria, como quase todas, chegou e disse: trouxe este tecido para fazer vira manta.
Eu perguntei: trouxe o risco também?
E ela respondeu: prá que? Risca o que você quizer.
E eu: Ana, eu não tenho aqui nenhum risco para este trabalho.
E ela: inventa!

E eu "inventei" os dois risco acima.
Vocês nem imaginam como esta situação se repete em minhas aulas...! Graças a Deus, eu dou conta. Mas reclamo muito com elas. É preciso ter à mão material de trabalho: risco, revistas...Faz parte da bordadeira. Elas respondem que ainda chegam lá.
Por enquanto eu estou por perto. É que elas sabem que podem contar comigo, claro!

Bem, por hoje é só. Estou indo para mais uma aula.
Beijos, Iêda

"É o coração que nos faz eloquentes".
Quintiliano



quarta-feira, 23 de junho de 2010

MANTA DE VAGONITE COM FITA

"O preconceito é uma opinião sem julgamento".
Voltaire





Vagonite com fita. É tão gostoso fazer!... Rende!...
A turma das futuras vovós fez algumas mantas.
Eu já mostrei a da Bárbara de tule e de vagonite. Esta é mais um trabalho da futura vovó Ana Maria.
Vejam no detalhe.


O tecido próprio para bordar vagonite com fita é específico. Tem fios soltos da largura da fita nº 0, por onde cruzamos as fitas. Ana usou branca e vermelha.

Dentro dos quadros formados, de maneira salteada, foi bordado um buquê com pontos aresta e rococó, usando linha Suzi.

Uma linda laise forrou a manta, o que possibilita usar de ambas as faces.
Um detalhe com mais quadrados bordados pra que vejam o efeito final do trabalho da Ana Maria.
A netinha vai ficar mais lindinha enrolada nesta peça, não acham?

Beijos, amigas,
Voltem sempre.

terça-feira, 22 de junho de 2010

MANTA DE TULE BORDADO

"Ontem foi embora.Amanhã ainda não veio.
Temos somente o hoje, comecemos"!
Madre Tereza de Calcutá




Ana Maria era aluna, virou amigaluna e hoje é amiga do peito. Como não trabalho mais no bairro dela, bem longe do centro, ela não é mais aluna. Mas como amiga do peito ligou pra minha casa, não faz muito tempo, para contar que ia ser avó , 1ª vez como eu.
E não é que ela ligou bem no início da formação da turma das futuras vovós?
Claro que ela aderiu e está trabalhando para a neta que virá em setembro.
Com isto nos encontramos toda semana novamente. Que bom este retorno...!

Vejam que linda manta a Ana Maria fez para a neta.

Tule bordado com lã família matizada.
Nos vagos deixados pelo trançado de lã, pontos margarida formam flores bordadas com linha suzi.
Lindo mini fustão no caprichado forro.

Das avós que formavam a turma, só Ana e Sandra ainda não ganharam suas netas. É bom! Podem bordar mais coisas. Coisas lindas como esta manta.

Logo, logo vem mais.
Beijos, Iêda

segunda-feira, 21 de junho de 2010

VIDA SIMPLES - TEMA LIVRE

"Não importa quantas vezes desatino
nem quantas vezes a vida me espalma.
Sou o mestre e senhor do meu destino:
Sou o capitão da minha alma.
Nelson Mandela

Blogagem coletiva “Vida Simples”.Tema livre.

Está no homem,

Na mulher,

Nas crianças,

Até nos animais.

É universal.

Idêntico em qualquer linguagem.

Nas cidades ou em qualquer recôndito da terra.

Um sinal de comunicação com um sentido universal; pode e é usado para transmitir informações.

Aparece em todas as culturas humanas, em todas as épocas, de fundo emocional e com claras funções sociais.

É determinado genéticamante.

Silencioso.

Apenas uma leve contração.

Mas é movimento e expressão.

Sem ruído demonstra alegria...prazer...contentamento...divertimento. É uma expressão de amabilidade e simpatia. Símbolo de “não agressividade”, por um lado.

Por outro lado...

Pode ser também ironia, menosprezo, zombaria, troça...

Depende de quem o dá.

Depende de a quem dar.

Depende de por que dar.

Depende.

Se atinge muitos ao mesmo tempo aparece seu som; gostoso, alegre, franco, estrepitoso.

Espalha-se todo e por tudo.

Até lágrimas se fazem presentes.

Aumenta o som!

Som compensador! Alivia, acalma, seduz...

Som de prazer de viver!

Som de prazer de conviver!

Som .

Necessidade que até a medicina aponta.

Som de efeito benéfico.

Em sua proporção inicial, silencioso, foi imortalizado pelo gênio “da Vince” com magistrais pinceladas únicas.

Com palavras, foi destaque em verso e prosa de mentes consagradas: Martin Luther King, Mario Quintana, Fernando Pessoa, Arnaldo Jabor, Gabriela Mistral, Shakespeare, Marcelo Honci, Dalai Lama...

É hoje inspiração de compositores e cantores como o grupo Sorriso Maroto.

E parte da sabedoria popular em seus ditados e provérbios.

Abre qualquer porta porque vai direto ao coração e causa uma suave sensação de bem estar,

De paz,

E de sintonia.

E O SORRISO!

Meu tema livre da

Blogagem Coletiva, Coordenada pela Mila.


Mila, meu agradecimento por ter me aceitado nesta turma, o que me trouxe muito prazer. E mais do que isto, me trouxe novas amigas. Obrigada. Beijos, Iêda

P.S.

O mais famoso sorriso!!!!!! E intrigante!!!!


Mona Lisa de” da Vinci”.

Marcelo Honci palestrante, coagh e consultor.

Para ter sucesso é preciso viver com S.O.R.R.I.S.O!

S entido – saiba muito bem para onde ir e por que motivo você quer ir.

O timismo – ser uma pessoa positiva vai lhe dar mais força para seguir em frente.

R esiliência – seja firme no seu propósito, não desista, supere desafios.

R esponsabilidade – seja responsável pelos seus resultados positivos ou negativos.

I ntensidade – viva com fervor seus sonhos e trabalhe com determinação sempre.

S olução – seja uma pessoa solucionadora problemas.

O usadia- faça diferente, seja criativo e ouse crescer e aprender a cada novo dia.

Estes não são todos os requisitos que uma pessoa de sucesso deve ter, mas, são competências muito importantes que podem favorecer uma caminhada vitoriosa.

Finalizo dizendo que quanto mais você viver com S.O.R.R.I.S.O, mais fácil o mundo e a vida irão sorrir para você.

Sorriso Audível das Folhas

Sorriso audível das folhas
Não és mais que a brisa ali
Se eu te olho e tu me olhas,
Quem primeiro é que sorri?
O primeiro a sorrir ri.

..........................................

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada"
Shakespeare

"É ilógico esperar sorrisos dos outros se nós mesmos não sorrimos".Dalai Lama

Há sorrisos que não são de felicidade, mas sim um modo de chorar com bondade.

Gabriela Mistral

"O sorriso é o arco-iris do rosto."

Jean Commerson

"Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração!"

Arnaldo Jabor

Todas as pessoas do mundo sorriem no mesmo idioma.

Morris Mandel

"O sorriso é uma luz na janela da alma que mostra que o coração está em casa."

Anônimo


"Se não conseguires sorrir não abra uma loja".

Provérbio chinês


Um grande sorriso a todas.
Iêda