terça-feira, 31 de julho de 2012

PONTO RETO

"É preferível uma decisão  bem pensada, que demora,a uma feita às pressas, que desmorona."
Cesário José de Araujo

Ponto reto... podemos criar mil fantasias com ele.É fácil e gostoso de bordar.As suas contagens, os seus encaixes, as suas combinações, podem nos tirar do sério.Com certeza, exercita nossa capacidade de concentração, nossa harmonia de cores, nossa matemática, nossa capacidade de isolar a mente para as conversas paralelas ou... erramos tudo!

Aqui está uma amostra de ponto reto da minha amigaluna Antônia, do bairro Recanto Verde.



Quem não quer uma toalha com este lindo trabalho?
Parabéns Antônia.


Uma ótima semana, amigas.
Felicidades, Iêda

segunda-feira, 23 de julho de 2012

DESFIADINHO DA TURMA JOÃO XXIII- 1ª PARTE

"Quando  o caminho  se  fizer  resistente,  faça  com   resistência  o  caminho."
Frank Leah


Desfiadinho.
Izabel chegou para a aula com um pano de prato mais antigo. com uma linda barra seguida de franja. As colegas logo quiseram fazer igual. Era uma barra em desfiadinho feito no saco, este de passar no chão.
Todas combinaram o trabalho para a próxima semana.
E aqui estão . Fui fotografando enquanto faziam. Não ficou pronto.Fizeram uma parte para prender, Começaram o bordado acima da barra e levaram  como tarefa de férias. Quero ver o que conseguiram dia 06/08, quando retomamos as atividades.
Por enquanto, vou passar as fotos do início do desfiadinho:











A segunda parte deste trabalho...só em agosto!!!


Beijos, 
Iêda



domingo, 22 de julho de 2012

PONTO CORRENTE PASSO A PASSO

"O homem verdadeiramente previdente não diz tudo que pensa, mas pensa tudo quanto diz."
Aristóteles



O ponto corrente é muito usado nos bordados. Tanto sozinho, sendo em uma carreira, duas ou três, ou compondo trabalhos que usam mais pontos como o Bordado Maiorquino.
A minha amigaluna Marta, do núcleo Cachoeira do Vale, é uma cuidadora de idosos que necessita dos trabalhos manuais para contrapor ao peso do seu ofício.Ela entrou para a turma há pouco tempo e já bordou vários panos de copa. Vejam este de flores e frutas:

Pedi à Marta que bordasse devagar para eu ir fotografando os passos do Ponto Corrente, que ela aprendeu tão bem.E aqui está então o
PONTO CORRENTE PASSO A PASSO:

1º-
Enfiar a agulha de baixo para cima, onde vai se iniciar o bordado, como no pano de amostras da Marta.

 
Puxe toda a linha e 
 3º
segure a linha na posição mostrada. É para dar tensão ao ponto. Vejam que a linha passa por baixo do dedo, faz uma curva em frente ao lugar que está sendo bordado, o risco da folha.
 4º
enfie a agulha no mesmo lugar onde saiu a linha que está segura e apareça com a ponta um pouco à frente, seguindo o risco. Esta distância onde a agulha entrou no pano e saiu a sua ponta, será a medida, o tamanho do Ponto Corrente. Deve ser igual em todos os pontos . Isto, mais a tensão do ponto(segurar para a linha para ela não ficar frouxa) vão dar uniformidade ao seu bordado.Reparem que a linha continua dando uma volta em frente ao risco.
puxe devagar a agulha e a linha que fazia uma volta em frente ao risco vai fechar como um elo.Não aperte muito pois o elo pode perder sua forma.

segure novamente a linha para continuar a tensão do ponto e

enfie a agulha dentro do elo formado e saia um pouco à frente, na mesma distância do ponto anterior. 
 8º
puxe novamente a linha com cuidado para não apertar a laçada que se formou.
 9º
Repetir o 7º passo : enfiar a agulha dentro do último elo formado e
10º
aparecer um pouco à frente, seguindo o risco, e

 11º
puxar a linha para fazer outro elo da corrente.Agora você já sabe fazer o Ponto Corrente. É só repetir  os elos enquanto precisar.
 E esta é a minha amigaluna Marta, que me ajudou a montar este passo a passo para vocês.Ela está trabalhando no seu mostruário de pontos livres.


Se vocês tiverem acesso à revista Lavores del Hogar, vão encontrar lindas peças bordadas só em ponto correnteÉ um ponto completo, que vale a ebordar.

Uma boa semana para todas, com a paz do Senhor sempre junto à todas nós.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PARA OS AMIGOS




Hoje  sim para:
Chocolate,Bala de goma,
Sorvete, Água pura, Merengue,
tutu com torresmo...

Nada para:
Dieta, , Controle,
Medida, A mais, A menos...

É que hoje é dia do amigo.
E  amizade boa de verdade é sem restrição.


Ao amigo  uma rosa- flor da afeição;
Ao amigo o azul- cor da tranqüilidade.



Ao amigo a fé- baluarte da existência;




Ao amigo um círculo- união sem quinas;
Ao amigo uma nuvem- sonho e  imaginação;



Ao amigo uma ponte- unindo almas;



Ao amigo uma pomba- vôo e  paz;





A todos um ABRAÇO AMIGO
Da amiga Iêda






TOALHAS DE BOLSA PARA HIGIENE BUCAL

"Caminhe com leveza na primavera. A Mãe Terra está grávida."
Sabedoria Kiowa

Nesses nossos dias tão corridos, cada vez mais as pessoas estão se alimentando em Self Services, restaurantes, lanchonetes...É a pressa, o tempo passando mais depressa, a mudança  imposta pelas modificações de forma de vida, comodismo, dinheiro a mais ou a menos...O certo é que é sempre bom ter na bolsa sua escova de dentes.
Aqui está uma peça para estas ocasiões: uma toalha porta escova e creme dental.

Uma toalhinha de mão,

enfeitadinha, feminina,

com um bolso feito por dobras costuradas da própria toalha, onde guardar seus componentes higiênicos.
 Depois de usar, secar as mãos e o rosto, é só enrolar a toalha e abotoar.


como se vê aqui.

A toalha verde  foi para uma amiga da Ada e a azul pra uma da Isa 

Também é uma ótima peça para se levar em viagens, para a escola, para um dia de passeio...
Alem de presentear no Natal que se aproxima, é claro! Deixo para todas esta sugestão.

Um beijo grande.
Felicidades
Iêda

quarta-feira, 18 de julho de 2012

TOALHAS PARA PRESENTES

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água."
Thomas Fuller

Julho lembra descanso.
Descanso lembra mudança.
Mudança lembra viagem.
Viagem lembra amigos.
Amigos lembram presentes.

Toalhas são bons presentes. 
Estas estão indo  para Taubaté com minha filha Ada,  que está levando para uma amiga. 
Rosto e banho bordadas em vagonite em fita.
Serenas e delicadas como a amizade.







Um abraço amigo para todas as queridas que aqui vierem ter.
Até amanhã com outros presentes.
Iêda

terça-feira, 17 de julho de 2012

BORDADO DE SCHWALM

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."
Benjamin Franklin



O Hesse é uma das regiões mais ricas da Alemanha e da União Europeia. 
Na renda per capita, o Hesse alcança 139,3% da media europeia.[1]
Os setores-chave da economia regional são a química, a maquinaria, a eletrônica e a produção de automóveis (em particular Opel). Além disso, Frankfurt é a maior praça financeira da Alemanha e uma das principais da Europa, sendo a sede do Banco Central Europeu (BCE). O aeroporto de Frankfurt é também o mais traficado da Alemanha.
Bordado Schwalm remonta, de acordo com Renate Fernau, cerca de 300 anos. Ele nasceu em "O Schwalm", uma pequena área em Hesse.
Schwalm é o nome do rio que cruza esta rica região de Hesse.




Schwalm é identificada por várias características: Os motivos são simples em estrutura, cada um com significado (sinos, pássaros, corações, tulipas)e também são simples os pontos empregados como o coral, cadeia, haste,delineando as figuras.Ponto  cheio ou cetim e  ponto  espinha de peixe  são  utilizados  nas folhas pequenas, nos  contornos de botão também são utilizados. Nós franceses ocasionalmente são  adicionados aos bordados.
É no centro dos motivos  onde reina  a criatividade. Porque estreita-tecido é a base para o trabalho, as grades openwork são criados por segmentos de Recorte. Sobre esta malha, feita de tecido, needleweaving e pontos de renda são empregadas para criar um equilíbrio nos projetos.




Os nomes dados são conhecidos de referência para o distrito ou região: em alemão é mais conhecido como "Hessenstickerei" (bordado de Hesse), mas também é referido como "Schwälmer weißstickerei" (de bordado Schwalm em branco) em Inglês é chamado de "bordado Schwalm" (de bordado Schwalm) em italiano é conhecido como "bordado de Hesse".




Os desenhos, típicos e simbólicos, são inspirados pela árvore da vida. Inicialmente incluir razões tais como a cesta, tulipas, cravos, o sol, os pássaros. Em seguida,  adicionar o coração e a romã.






Enquanto as mais antigas obras nas terras foram preenchidas principalmente com bordado na rede, ao longo do tempo a técnica, mantendo suas características únicas, tem sido simplificada com a introdução de pontos de preenchimento em tecido, que não só torna o trabalho mais fácil , torna ainda mais robusta: o trabalho de hoje são mais leves e mais arejado do que o antigo, ainda conserva os padrões típicos de origem.





Nascido como bordado em branco, já admite a cor, cores geralmente muito suaves, na seqüência da revisão das razões feitas pelos mestres alemães de bordados, como Tekla Gombert, que, durante o século XX, deram nova vida a esta técnica bordado, tornando-se conhecido além das fronteiras nacionais.
A tradição popular atribui a cada razão um significado particular. Por exemplo, a tulipa significa fé em Deus,  o sol representa a vida.




Ednéia fez o bordado Schwalm acima de uma barra em ponto desfiado com flor justine. Ela usou tecido etamine. Outras alunas fizeram usando tecido sacaria em diversos padrões.Vou postar para vocês assim que ficarem prontos. Houve quem fizesse em etaminite. Facilitou muito o trabalho. O linho, base original dos trabalhos de Hesse, ou Bordados d'Assia, ou Schwalm, ou bordado branco no branco alemão, é difícil de se encontrar  aqui e é muito caro. Não é o padrão de tecido  para a maioria de minhas alunas, aprendizes para satisfação própria, não para profissão.

Obs.: os textos foram retirados de vários sites sobre esta técnica. É só procurar pelos nomes dados acima que vocês encontram vários trabalhos para se inspirar.


Queridas,
minhas amigalunas amaram fazer o Bordado de Schwalm!
É difícil mas muito prazeroso o resultado.
Aos poucos vou postando todos os bordados.
Fiquem com Deus.
Uma ótima semana para todas.
Beijos, Iêda