segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DIA DA MÃE APARECIDA

"A luz não vem ao mundo para zombar das trevas, mas para iluminá-las."
Z. Piatigópsky

Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, mãe amada de todos os brasileiros


Nota:
Andando pela net, há mais tempo, encontrei esta imagem artesanal de Nossa Mãe Aparecida.
Copiei e guardei para fazer. Só me lembrei dela agora. Quando copiei não anotei o autor.Agora que resolvi usar esta imagem, peço a quem souber a sua autoria, ou ao próprio autor, para se manifestar a fim de que eu possa colocar os créditos. Como artesã amei este trabalho e parabenizo a quem o criou.

Resolvido o suspense. A imagem é do meu querido amigo Falk.
Ele colocou um comentário.Passem lá no blog dele que é um sonho!
Obrigada, amigo, por nos oferecer esta beleza!


PESCA MILAGROSA

A história de Nossa Senhora Aparecida tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.

Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.


Início da Devoção


Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.


A primeira Capela

Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros

Primeira Igreja (Basílica Velha)

Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior inaugurada e benzida em 8 de dezembro de1888.

Coroa de Ouro e o Manto Azul

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.

A Rainha e Padroeira do Brasil

Em 1929, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial, por determinação do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil

Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, reconhecendo a importância da santa devoção.

Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.

Procure conhecer os primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida:

Milagre das Velas

Caem as Correntes

Cavaleiro e a Marca da Ferradura

A menina cega

O Menino no Rio

O Homem e a Onça


Amigas, estejam na Paz do Criador por intercessão de Nossa Mãe Aparecida!

11 comentários:

Lívia Cunha disse...

E que Ela esteja sempre no nosso caminho,nos protejando,nos guiando e nos iluminando.Amém!!!!
Um beijo;
Lívia
**Lindo demais este oratorio.**

Falk Brito disse...

Iêda, fiquei muito feliz ao ver a minha Nossa Senhora de Aparecida em seu blog. Ela é feita de papel. Que ela nos abençõe hoje e sempre. Tenha uma excelente segunda- feira. Beijos!

Liliane disse...

Amém amiga, e que não só no dia de hj, mas em todos os dias, nossa devoção aumente mais a cada dia e que oremos para um mundo melhor e seguidor da vontade de Deus..
Bjos

Tereza Borges disse...

"Sou romeiro de Aparecida, devoto de Nossa Senhora eu devo uma promessa a Ela e vou pagar quando chegar a hora...."
Olá Iêda, linda essa imagem.
Aqui em casa a temos em cada espaço, devemos muito ao seu amor por nós. A Ela contamos nosso medos, angústias e devidimos nossas alegrias.
Linda sua homenagem.
Bjs

Iêda Klein disse...

Lícia, Falk, Liliana, Tereza,
Que Nossa Senhora ilumine nossa caminhada.
Beijos

ANA REGINA disse...

Oi Iêda!
Amiga copiei e imprimi para o meu pai. Ele tem 83 anos e como a minha mãe que já desencarnou, é devoto de N.Sra. Aparecida.
Bjocas mil

Rosa Goncalves disse...

OLA AMIGA,

Um dia
decidi ser rica...
procurei ouro em mil rios do mundo mas
não encontrei.
Esboraquei: meio planeta á procura de petrólio, mas não resoltou.
Plantei mil hectares de notas e nada cresceu.
Quando estava prestes a desistir
lembrei-me que...
Tinha a maior riqueza do mundo.
A sua amizade...
DESEJO QUE SUA SEMANA SEJA REPLETA
DE MUITA SAÚDE,PAZ E AMOR.
BEIJOS COM CARINHO. Rosa

Unknown disse...

OI AMIGA PASSADINHA RAPIDA PRA TE DESEJAR UMA OTIMA SEMANA E FIQUE COM DEUS

Unknown disse...

Ola querida, tive o prazer de participar da troquinha circulo ( Blog Da Luh) e fiquei muito feliz, quando vi que irei lhe mandar os mimos. Gostaria de que contasse um pouquinho mais sobre vc, e ja de pronto lhe digo , amei o seu blog,mãos de fadas sao as suas. Me mande seu endereço se puder para o email drika 0302@gmail.com. Um grande beijo e otima quinta feira a vc. Adriana

Arte Com Quiane disse...

oi querida...estou retribuindo a visita....
parbens pelo blog
bjus
quiane

isabel tiago disse...

Boa noite Lêda

Obrigada por me ter visitado e estou também reconhecida pela sua descrição da origem de Nossa Senhora de Aparecida. Existem em Portugal algumas lendas semelhantes, especialmente no que toca ao aparecimento de imagens no mar e também por gente ligada ao mesmo.
Para nós, a padroeira de Portugal é Nossa Senhora da Conceição e tam o seu dia a 8 de Dezembro que, quando eu era pequena, era o nosso dia da mãe. Mais tarde passou para o 1º Domingo de Maio, até hoje. Sei que na altura não gostei nada dessa mudança. Ainda hoje o dia 8 de Dezembro é importante para mim.

Falando agora do bordado de Viana, ele é de facto muito bonito e qualquer trabalho dessa arte é muito dispendioso. Eu apenas tenho umas pequenas peças desse bordado.

Os panos dos meus posts são estampagens que se vendem um pouco por todo o lado e em especial nas feiras de rua mas com os picots ficam lindos.

Existem algumas publicações com desenhos do bordado de Viana. Eu até tenho um numa revista muito antiga. Vou tentar diminuir o tamanho desse desenho para fazer um post com ele.

Tenha uma boa semana e volte sempre.

Isabel Tiago