sábado, 13 de fevereiro de 2010

UMA TARDE DE ATENÇÃO

"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida nos aperfeiçoa e enriquece, não tanto pelo que nos dá, quanto pelo que revela de nós mesmos."
Miguel de Unamuno





Dia 09 de fevereiro é dia do aniversário de minha mãe. Neste 09 ela completou 86 anos. E é uma graça muito grande a presença dela, cheia de vida e entusiasmo, bordando ainda em tecido xadrez e fazendo seu ponto cruz.
Neste 09 ela deixou seus bordados e se preparou para sua festa, que minha filha Isa e eu preparamos com muito carinho, e cujo tema foi "Uma tarde de atenção".
A Isa bateu mais de 140 fotos lindas da d. Diva. Depois editou as fotos por grupos de assunto e aqui vou mostrar todo prazer que tivemos ao presentear mãe/avó.

A aniversariante:

A foto do meio mostra minha mãe, minha irmã Ione e eu.
A foto nº 5 mostra um vaso com flores de fuxico, que será sorteado em uma das brincadeiras e outros prêmios para as convidadas.
As duas últimas fotos deste grupo mostram o material que está em cada mesa, preparado para as dinâmicas que serão desenvolvidas.
Vocês não estão vendo mas ela está de sapato vermelho que tirou antes do final da festa, quando ela aparece de chinelo.

As convidadas:

Fizemos um lanche para a turma que, há muitos anos, reza o terço na casa da mãe toda segunda feira; para outra turma , na qual eu e ela estamos, que reza o terço a cada terça feira na casa de uma do grupo ; para as minhas alunas das quintas e sextas feiras, cuja aula é na casa dela, neste florido espaço onde vamos festejar e que vocês vão conhecer aqui, além de umas 6 vizinhas muito chegadas.

E aí está a d. Diva recebendo algumas de suas convidadas.

O tema:
Atenção é algo que deve ser muito agradável de receber e deve ter retorno sempre.Uma atenção saudável como a que damos a uma aniversariante. E a esta troca de atenção dou o nome de "carinho".
Mas "atenção " também pode significar uma boa cabeça, um olhar atento, um ouvido alerta, um corpo cheio de reflexos...Este tipo de atenção todos precisamos trabalhar para manter.E é isso que vamos fazer aqui: exercícios de "brincadeira" para verificar nossa atenção.

Iniciando a tarde de atenção:

Expliquei o tema a todas e fomos observar a mesa.Lá estava um PET cortado ao meio com 4 rolinhos de papel numerados, um lápis, uma borracha, 4 palitos de picolé,4 corações de papel em 4 cores e um pacote com 4 raspadinhas. Sob o PET estava um envelope pardo fechado. Ao lado do PET coloquei 1 pandeirinho e 3 apitos, para fazer barulho. E começamos a tarde.Cada uma escolheu um" barulho". E dei vários comandos para testar a atenção delas: tocar só apitos, só pandeiros, quando levantar 1 braço tocar pandeiros, se levantar 2 braços é para apitos, braços para baixo é silencio.Etc. E por aí fomos. Rindo e "barulhando". Errando e rindo! Acertando e rindo!
Depois contei partes da vida da d. Diva. Só que a cada vez que o nome Diva era dito todos deviam fazer barulho. E põe barulho nisso!!!!!!!!! Foi ótimo!
Hora de abrir o rolinho nº 1.Com a melodia de "atirei o pau no gato", fiz uma paródia para todos nós cantarmos. Nas sílabas repetidas era para soar o apito. Só quem tinha pandeiro ia cantar enquanto balançava o pandeiro. Aqui a paródia:
Nossa Diva é ami ga ga
É queri da da
Companhei ra ra
Nós quere mos mos
Lhe dizer zer zer
Que gostamos
Que gostamos
De você
DI VA!

Rimos, rimos, rimos muito!

E agora é tirar o rolinho nº 2.
Era um caça palavras. Expliquei a tarefa e vejam vocês mesmas quanta atenção! A mesa que terminasse era para fazer barulho!


Mais uma atividade. Abrir o rolinho nº 3. Descobrir as diferenças entre 2 desenhos. Observem o afinco da turma! A última foto é da mesa que terminou primeiro.Ou apito ou pandeiro! E tome bagunça!


Hora de abrir o rolinho nº4. O torto é aquele joguinho de seguir as letras em sequencia para descobrir palavras que podem se formar. E a melhor idade está toda a procura de palavras, cada mesa queria achar mais que a outra. Muito bom!

Passamos então ao envelope pardo. Ao abrir encontraram 8 pedaços para formar uma figura. Eu não dei nenhuma dica mas era o desenho de um cachorro quente onde estava escrito: "queremos lanchar!". Só avisei que encontrariam uma mensagem para a aniversariante e ninguém poderia ler em voz alta enquanto todos não terminassem. Afinal, uma mensagem deve ser lida por todos a uma só voz não concordam comigo? E elas atenderam direitinho. Quem acabava lia em silêncio. E ria, e ria...

Quando todas acabaram de montar o quebra cabeça era só risada. E bem alto leram a mensagem:QUEREMOS LANCHAR!
OBS: esta mão fotografando é da Célia, uma amigaluna, que trouxe sua máquina para "não perder nada".

Era justo! Elas já haviam trabalhado tanto!!! Enquanto Isa, Ione e Cici serviam as bandejas e bebidas eu fazia com elas a dinâmica das mãos.Elas repetiam todos os gestos até chegar as palmas quando puxei o Parabéns a você.

Após o lanche recolhi as bandejas . É que elas estavam dentro de porta bandejas em etamine, bordadas em vagonite. A minha aluna Rosa bordou todas para mim, que serias sorteadas, uma para cada mesa. A Isa colocou-as dentro dos saquinhos preparados e continuamos as brincadeiras de atenção/memória. Agora cada uma pegou um dos 4 corações que estavam dentro do PET.
Assim elas ficaram divididas em 4 grupos, de acordo com a cor do coração escolhido.

Era hora de convidada ganhar presente! Pirulitos!!!!!!!!!!!
Aí estão algumas em suas tarefas.

A 1ª foto é a turma da rima, do coração azul. Eu dizia uma palavra e a amiga respondia com uma outra que rimasse. E rápido( o quanto possível).Acertando 2 rimas ganhava um pirulito. Todas ganharam!

A 2ª foto é da turma da troca, corações vermelhos. Eu falei uma frase para a 1ª ela respondeu e a2ª respondeu para ela, logo a 3ª respondeu e a 4ª e assim ate a última. Em sequencia. A" conversa" foi assim:
Eu: vou ao mercado comprar pera.
A 1ª:Pera não. Compra .......
(repetir o que acabou de ouvir e colocar sua sugestão) .... não. Compra ....
Assim:-Vou ao mercado comprar pera.
-Pera não. Compra uva.
_Uva não. compra abacaxi.
-Abacaxi não. Compra melão.......... Tudo rápido!
Aí.......esquecimentos e risos! Mas ganharam pirulito!


A terceira foto foi uma dinâmica de probabilidades com a turma que tirou os corações verdes. Estavam 9 placas viradas para trás. Desvirei a 1ª. veio com o nº 5.Expliquei que cada placa tinha um nº de 1 a 9. Saiu o 5 . O próximo seria maior ou menor? Isto bem pensado. Quantos vinham antes do 5 e quantos depois. Deviam pensar na maior possibilidade e não chutar.Quem acertasse ganharia um pirulito. Mas quem errou ganhou também.

Na 4ª foto, da turma de corações amarelos, elas tiravam na sorte a metade de um ditado popular . Eu lia e elas completavam. Era um tal de quem estava sentado completar...Ainda bem que eu levei muitos.
E todas ganharam seus pirulitos.

E todas as amigas presentes já haviam ido à frente participar de uma brincadeira.

Na5ª foto voltamos para a mesa. Cada uma pegou uma raspadinha e um palito de picolé que estavam no PET. Rasparam para ver o seu prêmio.Foram distribuidos na sorte:
8 porta bandejas,
8 revistas de passatempo(como os que elas haviam feito),
O vaso de flor de fuxico mostrado antes,
7 alfineteiros e
7 dezenas do terço (10 Ave Marias) em pérola.


E então foram as despedidas, abraços, palpites (vamos fazer isso todos os meses? precisamos fazer coisas assim no clube das avós! Por que não brincar assim nos encontros do terço...etc), parabéns, palmas...Mãe pulava de alegria e Isa fez um flagrante legal dela pulando! Até um gatinho veio olhar a bagunça!...




Amigas,
que lindo foi o dia 9.
E quanta alegria festejar os 86 anos de minha mãe!
Mostrei a vocês para que se alegram comigo.

beijos...sejam felizes...estejam em paz.

8 comentários:

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Iêda! Muito linda a sua atitude de honrar sua mãe! Que Deus te abençoe!
Dê a ela o meu abraço, com os votos de ainda muitos e muitos anos de vida com saúde e paz!
Beijos.

Maru disse...

Ieda:
Es una gran bendicion tener aun a nuestras madres con nosotros (la mia tambien tiene 86 años) y que linda celebracion que le dieron, un bonito recuerdo son las fotos en donde se ve mucha alegria, que Dios la siga conservando llena de vitalidad. Felicitaciones.
Besos,
Maru.

Marilia Baunilha e Patch disse...

Parabéns à D. Diva pelo aniversário e pela família e amigos lindos que ela tem! Que festa maravilhosa!

Iêda Klein disse...

Oi querida Maria Lúcia.
Ainda não consegui levar seu mimo mas está guardadinho, viu?
Obrigada pelos votos que eu sei sinceros.
Muita paz.
Iêda

Iêda Klein disse...

Maru, você é uma amiga especial para mim. Obrigada por estar sempre presente.
Beijos e felicidades

Iêda Klein disse...

MBP, que sejam muito felizes, em seus lares e em suas criações.
Beijos, Iêda

Maria Arteira disse...

Iêda,
Amei tudo que vc descreveu do aniversário de sua mãe. Que idéia fantástica. Desejo a sua mãe muita saúde, e que continue assim super animada. Parabéns à vc pela linda festa que ofertou a sua mãe.
bj

Calma que estou com pressa! disse...

oi Ieda! adoro tuas ideias de divertir e fazer dinâmicas com as meninas poderosas e divertidas só tu mesmo! adore fz no meu ani
bjs
e prabéns par tua mãe - tá intereça