"A pobreza carece de muita coisa; e a avareza de tudo".
Jean de La Bruyère
Ponto reto é um dos bordados do grupo de fios contados; ponto principal do Hardanger onde vem enriquecido de vários outros pontos. Mas o Ponto Reto Riscado é uma variação excelente para quem tem menos tempo ou paciência. Enquanto no ponto tradicional deve-se seguir o esquema ponto a ponto, como no ponto cruz, na variante riscada não. Você risca o que quer bordar e vai preenchendo em carreiras de ponto reto, observando o limite do risco . Vendo uma peça da minha amigaluna Conceição vocês vão entender melhor:
Com o Ponto Reto Riscado vocês podem fazer figuras e letras rapidinho. O trabalho fica bem colorido, com muito realce.
Nos trabalhos que eu trouxe hoje a Conceição usou o tecido etaminite, mas podem usar outros onde seja possível contar os fios como etamine, cânhamos fino ou grosso, linhos... Só que vamos riscar e bordar dentro do limite do risco, como na flor, folha e letras do forrinho para a cestinha de pão.
Nos trabalhos abaixo a Conceição usou nas letras o Ponto Reto Riscado e nas barras Ponto Reto Contado que depois de aprendido, vicia de tão gostoso que é fazê-lo.E enriqueceu o trabalho com outos pontos de bordado livre.
Aqui estão toalhas de lavabo em etaminite, com o monograma de quem vai receber quando chegar a hora certa. Conosco é assim, trabalho bem direcionado. Já que teremos presentes a dar, já os preparamos com antecedência em nossas aulas.
Conceição é mais um motivo de me orgulhar do meu trabalho.
Amigas, fiquem com Deus e muita Paz no coração.
PS: UM POUCO SOBRE JEAN DE LA BRUYÈRE:
"Jean de La Bruyère (16 de agosto de 1645 - 10 de maio de 1696), foi um ensaista e moralista francês. De família burguesa, dedicou-se à advocacia, para então abandonar a profissão e se tornar tesoureiro geral de França no Tribunal das finanças da Generalidade de Caen. Foi amigo de Bossuet do fruto desta amizade nasceram os diários sobre o quietismo.
14 comentários:
Olá querida, o trabalho da tua amiga está lindo lindo...
mas adorei a lição de cultura, isso foi um gesto muito bondoso da tua parte, obgd e um beijo enorme...
Lindos os trabalhos da Conceição. Adorei, principalmente, os monogramas em ponto reto. Não conhecia e nem sabia que seria possível.
Parabéns a ambas, mestra e aluna.
Beijos,
Eneida
Mya Ideia,
que bom que você gostou. Foram muito gentis suas palavras. Volte sempre.
Tenha uma ótima semana com muitas idéias criativas.
Beijos, Iêda
Marília, baunilha e patch,
é sempre bom encontrar seu comentário.
Em uma postagem anterior coloquei todo o alfabeto.
Oi querida Ieda, obrigada pela visita e não sei se vc viu, mas tem um selinho lá pra vc. E por favor, vc poderia tirar uma dúvida minha? Este ponto antigamente era chamado de ponto cheio? Minha vó fazia e tentou me ensinar, mas eu não me lembro se esse era o nome... Obrigada desde já, abraços...
Esses monogramas bordados são lindos e delicados!
Um abraço
Your stitching is so pretty!
Gil, tirei sua dúvida em seu blog, ok?
beijos
Walkiria,
agradeço seu comentário para a minha amigaluna.
Quero dizer que seu pano de copa com ponto reto(aqui chamamos de estrela os pontos naquela posição) e crochê. Lindo! Vou copiar, hein?
Beijos
Olenka
obrigada por achar minha costura bonita. Retribuo com muito prazer pois sues trabalhos são lindos.
Beijos,Iêda
Your embroidery is just stunning!!! ;) Paulette
Oi Minhosa!
Que bom receber sua visita em meu cantinho!
Lindos bordados! Parabéna à professora e às alunas!
Beijos.
Oi
Vim pra ver
as coisa bonita
desse blog.
Beijos...
Lúcia.
Acabei de conhecer seu blog e adorei! Gostei principalmente das frases que vc coloca. Faço aniversário no mesmo dia que vc e também adoro artesanato. Virei sempre aqui ver as novidades. Continue assim!
Postar um comentário