domingo, 7 de novembro de 2010

SANTA JOANA 8 - VAGONITE DE ALINHAVINHOS

"Quando o coração é luz, tudo se reveste de luz"."
Ignacio Larrañaga


AZEVINHO também é um símbolo do NATAL. O motivo? Descobri isto:

"Azevinho - é um dos símbolos do Natal porque dizem que estendeu os seus braços durante a fuga da Sagrada Família para o Egipto para esconder Maria e o Seu Filho e assim impediu que os soldados de Herodes matassem o Menino Jesus. Então Maria, em agradecimento, abençoou o azevinho que, desde então, permaneceu sempre verde. Ainda segundo a tradição, as raparigas que forem beijadas, por exemplo, sob uma porta decorada com azevinho de Natal irão encontrar o amor da sua vida ou irá manter de forma saudável a relação que já tem. Já um casal será agraciado com o dom da fertilidade. O azevinho é a planta que traz a esperança e representa o amor, a fertilidade e a família."

Por isso bordei azevinhos em uma das toalhas Santa Joana.







Bordei com o ponto vagonite em sua forma de figuras. E aqui esta a maneira de fazer este bordado simples, rápido e vistoso:

1º riscar o motivo escolhido e bordar em ponto haste, ponto corrente ou até mesmo o palestrina. Para fazer o ponto Haste, passar a agulha do avesso para o direito saindo em algum ponto do risco.
Mantendo a linha virada para baixo, fazer um ponto pegando uma pequena porção do tecido um pouco afastado de onde a agulha está e aparecendo com a ponta da agulha no mesmo buraquinho de onde saiu a linha, conforme exemplo abaixo:
Puxar a linha que fica agora virada para cima.
Virar a linha para baixo novamente, pegar mais uma porção do pano ( tente pegar o mesmo tanto do pano para os pontos ficarem uniformes) e voltar a aparecer a agulha no buraquinho do ponto anterior. Olhe a foto para entender melhor.

Repetir ( virar a linha para baixo, pegar mais tecido e sair com a agulha no buraco do ponto anterior) até fechar o círculo.
Agora é só passar a agulha debaixo das linhas soltas próprias do tecido como mostrado na foto, carreira por carreira, até cobrir todo o espaço.


Neste trabalho eu fiz outra carreira em em ponto haste vermelho do mesmo tom depois das bolinhas cheias de alinhavos e com outro tom de verde nas folhas. É opcional. Mas se vocês voltarem na 1ª foto vão ver o pedaço de uma folha que eu deixei sem esta 2ª carreira e poderão avaliar como fica mais bonito.

Este foi mais um trabalho com as TOALHAS SANTA JOANA. Espero que tenham gostado e que alguma amiga aproveite mais esta dica .

Amanhã eu volto.
Beijos e uma ótima semana para todas.

4 comentários:

Maysa disse...

que interessante ainda dias deste eu vi este ponto em um trabalho e achei lindo , boa semana
abraço
elisa

noêmia disse...

Lindo Ieda, que trabalho criativo com vagonite, nosso mundo de linhas e agulhas é grandioso. Muito Obrigado por compartilhar, fiquei um pouco nostalgilca hoje.
Vagonite e croche aprendi ainda pequenina,como é bom aprender sempre. bjosssssssss minha querida amiga.Ótima semana para todos .

Casa de Lola disse...

Oi Minhosa,
ficou lindo, amiga eu gosto muito de vagonite pq não tem avesso, mas nesse trabalho fiquei na dúvida, como fica o avesso dele?fica bonito ou cheio de pedaços de linha com nozinhos?vagonite desse jeito ainda não aprendi, ops... aprendi agora com vc, muito obrigada amiga depois vou tentar fazer.
Beijos
Lola BH

Zulmira Dekker disse...

Olá Ieda,

Gosto de crochê e também de bordar de vez em quando.
Gostei deste trabalho em vagonite.
Eu gosto muito do bordado em tecido xadrez, já vi trabalhos lindos aqui no seu blog, mas en não faço o avesso perfeito. Existe uma forma de não aparecer as linhas no avesso do tecido?

Zulmira