quarta-feira, 7 de setembro de 2011

HINO DA INDEPENDÊNCIA


Eu amo nossos hinos oficiais Hoje me emocionei ao ouvir, na praça da minha cidade, o Hino da Independência. E fui pesquisar algo para colocar aqui.  Achei este texto na net

Se a arte imita a vida, podemos notar que a história do Hino da Independência foi tão marcada de improviso como a ocasião em que o príncipe regente oficializou o fim dos vínculos que ligavam Brasil a Portugal. No começo do século XIX, o artista, político e livreiro Evaristo da Veiga escreveu os versos de um poema que intitulou como “Hino Constitucional Brasiliense”. Em pouco tempo, os versos ganharam destaque na corte e foram musicados pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1760-1830).
Aluno do maestro, Dom Pedro I já manifestava um grande entusiasmo pelo ramo da música e, após a proclamação da independência, decidiu compor uma nova melodia para a letra musicada por Marcos Antônio. Por meio dessa modificação, tínhamos a oficialização do Hino da Independência. O feito do governante acabou ganhando tanto destaque que, durante alguns anos, Dom Pedro I foi dado como autor exclusivo da letra e da música do hino.
Abdicando do governo imperial em 1831, observamos que o “Hino da Independência” acabou perdendo prestígio na condição de símbolo nacional. Afinal de contas, vale lembrar que o governo de Dom Pedro I havia sido marcado por diversos problemas que diminuíram o seu prestígio como imperador. De fato, o “Hino da Independência” ficou mais de um século parado no tempo, não sendo executado em solenidades oficiais ou qualquer outro tipo de acontecimento oficial.
No ano de 1922, data que marcava a comemoração do centenário da independência, o hino foi novamente executado com a melodia criada pelo maestro Marcos Antônio. Somente na década de 1930, graças à ação do ministro Gustavo Capanema, que o Hino da Independência foi finalmente regulamentado em sua forma e autoria. Contando com a ajuda do maestro Heitor Villa-Lobos, a melodia composta por D. Pedro I foi dada como a única a ser utilizada na execução do referido hino.
 
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.


Na verdade, não é bem assim, não estamos assim tão independentes.Mas eu particularmente, quando vejo, ouço, fico sabendo de tantas coisas difíceis de outros povos, dou graças a Deus por ser Brasileira! 
E o meu coração é sim, verde e amarelo!!!!!

Beijos.
Paz.
Liberdade.
Amor.
Patriotismo.
Esperança. 
Confiança...

3 comentários:

Sonia/sbspsp disse...

Eu também........ sou brasileira até debaixo d'água....Temos muitos problemas..... mas todos os países têm. E nós podemos, com o tempo, solucionar os nossos.
bjs
Sônia

PAULINHA SALES disse...

PARABÉNS AMIGA PELO SEU COMENTÁRIO... SOU PATRIOTA SIM E COM MUITO ORGULHO, AMO MINHA TERRA, AMO MEU PAÍS... E É ISSO QUE ESTÁ FALTANDO AMOR À PÁTRIA, AMOR À NOSSA NAÇÃO... VIVA O BRASIL!!! ESSE PAÍS TÃO LINDO, TÃO CHEIO DE CONTRASTES, MAS, DE UM POVO QUE CONSEGUE SER ALEGRE E FELIZ EM MEIO A TANTOS PROBLEMAS.

BEIJINHOS MAIS QUE CARINHOSOS... AGUARDO SUA VISITINHA LÁ NO MEU BLOG PARA VER AS NOVIDADES...

PAULINHA SALES
www.flordechitadeamargosa.blogspot.com

Emidia disse...

Parece brincadeira,desculpe Tia Iêda boa noite tem umas quatro horas que estou tentando me inscrever para festa do nosso menininho,não consigo não sei se são minhas orelhas,já mandei varios tomara q/na hora q/aparecer ,apareça todos juntos sem as orelhas de preferencia.bjos tia iêda uma semana abençoada para voces.