domingo, 13 de maio de 2012

BORDANDO MINHA CIDADE


Alguns pontos da cidade de Timóteo foram bordados pelas alunas do "Artesanato do Humanizar". E foram mostrados na exposição
 "TIMÓTEO EM PONTOS E LINHAS",
juntamente com o 
"BAZAR DAS BORDADEIRAS DO HUMANIZAR".

O conjunto de quadros foi exposto nestes dois painéis.
.





A seguir vamos apreciar os quadros bordados:

Estes primeiros mostram algumas árvores da Praça 1º de Maio, no centro. São Ipês que colorem todo  ano a nossa cidade.Neste mandato a prefeitura colocou mosaico em quase toda a parte de alvenaria da praça, como o contorno dos pés de Ipês.









Os parques e jardins de Timóteo estão sendo muito bem cuidados, sob os olhares da Luiza Rocha, que cuida com carinho de cada plantinha de parques, jardins, divisórias de ruas, rotatórias...
Aqui foi reproduzida uma pequena parte do jardim externo da Prefeitura. Os arcos que separam os canteiros são em inox, já que somos a "Capital do Inox".

E esta é a alameda de entrada para a Prefeitura Municipal de Timóteo, o prédio ao fundo.
Os coqueiros estão presentes, desde muito antes da prefeitura ser neste local.Os arcos de inox também estão aí, embelezando o Paço  Municipal.


Outro  lugar de interesse para os munícipes é a Casa da Memória. Aí está parte da nossa história, com fotos, objetos, cartas, jornais...Vale a pena visitar.

Quando se iniciou a construção de uma usina de aço em espaço novo, longe de pontos urbanos mais desenvolvidos, surgiu a necessidade de uma olaria. Esta foi a estrutura do Forno Hoffman onde tijolos, telhas ladrilhos etc eram feitos para a construção da usina e das casas dos primeiros trabalhadores.Já passou por várias atividades e agora está sendo preparado para ser um centro de arte e cultura.Sua estrutura já sofreu alterações.


Nesta foto uma das obras do conhecido arquiteto Éolo Maia , que deixou sua marca em algumas partes de  Timóteo. Esta é a praça do bairro Timirim onde pode-se brincar em anfiteatros(na foto) corredores de pilastras, caixa de areia...Também aqui o mosaico  está presente na estrutura de suporte e encosto dos banco da praça.

No limite entre Timóteo e Coronel Fabriciano,onde há uma das passagens de um município ao outro , está este "Monumento Sinergia", representando os dois municípios e também Ipatinga, que vem depois de Fabriciano e são as três maiores cidades da região metropolitana do Vale do Aço.O entrelaçamento 
representa a união das 3 cidades para o desenvolvimento comum.

Igreja de São  Sebastião


Matriz de São José no Timirim


Escadaria da Matriz de  São José.


Igreja de São José, na Praça 1º de Maio.Do tempo da construção da usina.

 Ponte Mauá, construída sobre o Rio Piracicaba, para transportar materiais e o aço da Usina Acesita. Também uma construção do início da cidade.Tem espaço para trens e carros.

Sede da Fazenda existente no terreno onde foi construída a Usina Aços Especiais Itabira, ACESITA, hoje APERAM. Tombada pelo nosso patrimônio histórico já foi hotel, restaurante e sempre sem modificação externa. 


Grupo Escolar Getúlio Vargas, dos primeiros da cidade e ainda  hoje considerado dos melhores no ensino dos anos iniciais. 


Amigas, fiquei muito feliz com este trabalho Era um sonho antigo que se realizou através das agulhas das minhas amigalunas. Como sempre digo:"trabalhamos com agulhas e sonhos".,

Alguns quadros já foram vendidos, outros encomendados porque  a maioria  das artesãs não quer se desfazer de sua obra..

Tenham uma boa semana.
Fiquem com Deus. 
Beijos.

3 comentários:

Elaine disse...

Nossa...nem sei o que dizer....
Primeiro vou lhes dizer que estava ansiosa e aguardando para ver estes trabalhos. Eles estão maravilhosos, e a cidade toda deve se orgulhar em ser retratada de maneira tão bela, suave, doce e carinhosa por mãos mágicas. Parabéns meninas por estas obras de arte! Parabéns Iêda, que Deus continue abençoado este seu coração criativo e generoso. Beijo grande a voce e suas alunas.

Inez disse...

Parabéns Ieda e alunas do projeto "Bordando minha cidade", vocês deram um show de talento e criatividade.
Que Deus continue abençoando suas mãos e mentes para que sempre possam dar asas a criatividade .
Abraços. Inez

Márcia Faria disse...

Iêda,boa noite!!! passei aqui no seu caninho para conhece-ló e adorei,já estou seguindo vc,me faça uma visita e tbm me siga.Trabalho com enxovais bordados em ponto cruz.

Beijinhos,bom fim de semana!!!