terça-feira, 17 de julho de 2012

BORDADO DE SCHWALM

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros."
Benjamin Franklin



O Hesse é uma das regiões mais ricas da Alemanha e da União Europeia. 
Na renda per capita, o Hesse alcança 139,3% da media europeia.[1]
Os setores-chave da economia regional são a química, a maquinaria, a eletrônica e a produção de automóveis (em particular Opel). Além disso, Frankfurt é a maior praça financeira da Alemanha e uma das principais da Europa, sendo a sede do Banco Central Europeu (BCE). O aeroporto de Frankfurt é também o mais traficado da Alemanha.
Bordado Schwalm remonta, de acordo com Renate Fernau, cerca de 300 anos. Ele nasceu em "O Schwalm", uma pequena área em Hesse.
Schwalm é o nome do rio que cruza esta rica região de Hesse.




Schwalm é identificada por várias características: Os motivos são simples em estrutura, cada um com significado (sinos, pássaros, corações, tulipas)e também são simples os pontos empregados como o coral, cadeia, haste,delineando as figuras.Ponto  cheio ou cetim e  ponto  espinha de peixe  são  utilizados  nas folhas pequenas, nos  contornos de botão também são utilizados. Nós franceses ocasionalmente são  adicionados aos bordados.
É no centro dos motivos  onde reina  a criatividade. Porque estreita-tecido é a base para o trabalho, as grades openwork são criados por segmentos de Recorte. Sobre esta malha, feita de tecido, needleweaving e pontos de renda são empregadas para criar um equilíbrio nos projetos.




Os nomes dados são conhecidos de referência para o distrito ou região: em alemão é mais conhecido como "Hessenstickerei" (bordado de Hesse), mas também é referido como "Schwälmer weißstickerei" (de bordado Schwalm em branco) em Inglês é chamado de "bordado Schwalm" (de bordado Schwalm) em italiano é conhecido como "bordado de Hesse".




Os desenhos, típicos e simbólicos, são inspirados pela árvore da vida. Inicialmente incluir razões tais como a cesta, tulipas, cravos, o sol, os pássaros. Em seguida,  adicionar o coração e a romã.






Enquanto as mais antigas obras nas terras foram preenchidas principalmente com bordado na rede, ao longo do tempo a técnica, mantendo suas características únicas, tem sido simplificada com a introdução de pontos de preenchimento em tecido, que não só torna o trabalho mais fácil , torna ainda mais robusta: o trabalho de hoje são mais leves e mais arejado do que o antigo, ainda conserva os padrões típicos de origem.





Nascido como bordado em branco, já admite a cor, cores geralmente muito suaves, na seqüência da revisão das razões feitas pelos mestres alemães de bordados, como Tekla Gombert, que, durante o século XX, deram nova vida a esta técnica bordado, tornando-se conhecido além das fronteiras nacionais.
A tradição popular atribui a cada razão um significado particular. Por exemplo, a tulipa significa fé em Deus,  o sol representa a vida.




Ednéia fez o bordado Schwalm acima de uma barra em ponto desfiado com flor justine. Ela usou tecido etamine. Outras alunas fizeram usando tecido sacaria em diversos padrões.Vou postar para vocês assim que ficarem prontos. Houve quem fizesse em etaminite. Facilitou muito o trabalho. O linho, base original dos trabalhos de Hesse, ou Bordados d'Assia, ou Schwalm, ou bordado branco no branco alemão, é difícil de se encontrar  aqui e é muito caro. Não é o padrão de tecido  para a maioria de minhas alunas, aprendizes para satisfação própria, não para profissão.

Obs.: os textos foram retirados de vários sites sobre esta técnica. É só procurar pelos nomes dados acima que vocês encontram vários trabalhos para se inspirar.


Queridas,
minhas amigalunas amaram fazer o Bordado de Schwalm!
É difícil mas muito prazeroso o resultado.
Aos poucos vou postando todos os bordados.
Fiquem com Deus.
Uma ótima semana para todas.
Beijos, Iêda

4 comentários:

Carmen Penhalber Caetano disse...

Esse trabalho é um encanto ,qta perfeição adorei, fique com Deus.

Arlete disse...

Oiiii! seus trbalhos são lindíssimos estou encantada.
Será que a sra pode passar o passo a passo para o Bordado de Schwalm!
Ficarei muuuiiitoooo agradecida se for possível.
Caso não seja entenderei.
Grata por sua atenção.
Abraços
Att: Arlete

Iêda Klein disse...

Carmen, boa tarde.
O bordado dá muito trabalho mas vale a pena, não é?
O prazer final compensa.
beijos, Iêda

Anônimo disse...

Ieda, seus trabalhos são divinos se eu morasse mais perto de você certamente seria sua aluna constante, gostaria muito de aprender o pt quadrilátero só por revista achei difícil de fazer pois ela não tras muitos exclarecimentos bjs Deus te abençõe sempre. Irisdalva