terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria.. Armazena suavidade para o amanhã,"
Leonardo da Vinci

Vocês sabem que eu trabalho com a terceira idade. Que também sou uma "idosa de 66 anos".
Pois bem, copiei da NET estes dados a seguir:

"O número e a proporção de idosos cresce rapidamente. Nas últimas três décadas, o número dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico do mundo;.

Trata-se de um fenômeno extraordinário com consequencias para cada comunidade, cada instituição e cada pessoa, jovem ou velha. Com o aumento da população idosa, multiplicam-se os desafios, tais como: acesso à educação; desfrutar de uma boa longevidade e boa saúde física e mental; participação ativa dos idosos na sociedade; combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, combate à falta de respeito e discriminação de que são vítimas os idosos; inserção do idoso no mercado de trabalho, etc...

A ONU – Organização das Nações Unidas – vem lutando pelos direitos e bem-estar das pessoas idosas com um Plano de Ação sobre o Envelhecimento O plano estabelece, entre outros  pontos, a necessidade de promover uma abordagem positiva do envelhecimento e de superar os estereótipos que estão associados aos idosos. 

Assim o Dia Internacional do Idoso serve para:

- homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas;
- conscientizar todas as populações sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos;
- instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, buscando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI;
- que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando na vida econômica, política e social tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida. 

Os idosos não são uma categoria à parte, todos nós continuamos a nos desenvolver, envelhecemos dia a após dia e aos jovens cabe saber que devemos oferecer o carinho e atenção aos mais velhos. O mundo está pronto para os jovens, porque existiram outros jovens que hoje estão em outra fase da vida, a velhice. E ela um dia nos terá. É inevitável o curso da vida."



Aqui em Timóteo temos duas entidades voltadas para a velhice: o "Programa Humanizar", onde eu trabalho, da Prefeitura Municipal   e o" Andanças" da Associação dos Aposentados de Timóteo.Os dois programas visam a saúde física e mental dos seus participantes, socialização e lazer.Aos integrantes dos dois grupos   são oferecidas atividades similares: ginástica, dança, trabalhos manuais, hidroginástica , bailes, festas típicas , muitos passeios e viagens.
Hoje os professores e alunos das duas agremiações participaram de uma caminhada pela Praça 1º deMaio, com direito a faixa, balões e apitos. Concentrados no coreto, fizeram alongamento, macro ginástica e participaram de sorteio de brindes. Depois foi servido um lanche.
Para o sorteio , algumas alunas se reuniram em uma oficina e fizemos 32 flores para cabelo. As flores foram presas a gominhas ou a Tictac:



Além dessas flores,  1 alunas ofereceu produtos Jequiti e 3 outras levaram  toalhas de bandeja bordadas por elas. Mas foram vários os brindes para o sorteio, o que fechou muito bem a nossa programação.
"Que tenhamos todos uma ótima terceira idade! "

beijos, Iêda

Um comentário:

Mariana Leal disse...

Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
http://toobege.blogspot.com.br/
Beijinhos

Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari