quarta-feira, 4 de novembro de 2009

GUIRLANDA NATALINA

"Nossa eterna mensagem de esperança é que a aurora chegará."
Martin Luther King





É quase tempo de natal.
A alegria deste tempo vem chegando de mansinho, acarinhando de levinho o coração da gente, revigorando sonhos e esperanças... E a imaginação começa seu voo, saltando de uma para outra ideia como só pode fazer o pensamento. E este se povoa de cores, flores e brilhos. De panos, papéis e laços. Listas, nomes e presentes...
É quase tempo de natal, com seus símbolos a embelezar nossos sonhos.

Um dos símbolos de Natal mais apreciados é a guirlanda.
Mas o que é mesmo uma guirlanda?

"Às vezes conhecida por “coroa de Natal” ou “Guirlanda” são memoriais de consagração. Em grego é “stephano”, em latim “corona” - podem ser entendidas como:- enfeites, oferendas, ofertas para funerais, celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vítimas que eram sacrificadas aos deuses pagãos, celebração nos esportes. Significam um “Adorno de Chamamento” e, conseqüentemente, são porta de entrada de deuses. Razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparecem sempre com a “guirlanda” na cabeça! A Bíblia não faz qualquer menção de uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte. Esta guirlanda de espinhos é símbolo de escárnio!"

Nossas guirlandas colocadas à porta são um sinal de boas vindas aos nossos irmãos.É um sinal de que desejamos o melhor para quem entra em nosso lar.Mostra nossa alegria por este tempo em que todos devemos rever o significado de amor e de paz.

Vejam uma das minhas guirlandas:

União de juta, fuxico cheio, fita e pedraria. Eu amei fazer! Espero que gostem.
Vejam detalhes:
Uma flor de fuxico em tecido de natal vermelho,
Outra em tecido mais verde,
Uma onde predomina o amarelado,
Outra flor vermelha pequena,numa ponta e

Uma flor de fuxico em tecido com fundo azul pequena, na outra ponta.Todas as flores tendo uma flor de pedraria ao centro e colocadas na parte de baixo da guirlanda.
Na parte de cima do arco um laço de juta, sobre ele outro de fita xadrez (eu acho que xadrez combina com rústico) com uma flor de fuxico e pedraria ao centro.

O arco foi feito com um bastidor de 25 cm, enrolado com tiras de juta com um lado desfiado. Os fios que foram retirados formam os fiapos que aparecem entre as flores.

Espero que gostem de minhas artes natalinas. Irei colocando outras aos poucos.

Beijos para todas.


12 comentários:

Mirian Sanae disse...

Olá...
Muito lindo essa guirlanda...fará o maior sucesso neste Natal!!!
Bjos,
Mirian

Iêda Klein disse...

bom dia Mirian.
Tenha um lindo dia.

Giovana disse...

Oi Iêda,
Sua guirlanda ficou linda!
Ainda não consegui fazer nada para o Natal, tenho que me organizar! Afinal, tenho crianças em casa e ficar sem enfeites não dá!
As pessoas aqui na Bahia não costumam usar guirlandas nas portas... acho isso estranho, pois lá no Sul isso é tão comum. Mas na minha porta terá! Pelo menos isso eu tenho que fazer, rsrsrs
Bjs,
Giovana

Anônimo disse...

Olá,tudo bem? Sua guirlanda ficou maravilhosa,aliás como tudo que voce faz.Parabéns.Abraços enormes.Sueli.

Anônimo disse...

Oi Ieda.
Linda tua guirlanda.
Estarei aki todos os dias pra pegar inspiração.
Abraços.

Lin M Sousa disse...

olá, simplesmente LINDA!! vc colocou enchimento nas flores? elas estao fofas! aproveito ppedir q vote em mim no blog da Quiane concurso do cantinho mas bagunçado, ok? bj LIN

Iêda Klein disse...

Oi Giovana, eu adoro enfeitar minha casa no natal, apesar de não festejar muito.Como meu aniversário é 02/12 aproveito para estar de casa colorida.E acho imprescindível a guirlanda.
Depois mostrte a sua, sim?
beijos,Iêda

Iêda Klein disse...

Sueli do Alvorada?
Você sempre gentil. E capaz. Quando vai trazer suas artes para eu mostrar aqui?
Beijos.

Iêda Klein disse...

Oi Lin. Usei enchimento sim. Guardo todo resto de manta acrílica para desfiar e encher coisas.Aproveitamento, amiga!
Abraços

Iêda Klein disse...

Gil, estou em falta com você. Recebi aquele lindo presente, agradeci mas não mostrei aqui.Desculpe. São vários presentes nessa situação. mostrarei todos, sim?
Esteja sempre aqui mesmo. Será um enorme prazer. Noêmia disse que você borda muito bem. Assim vamos aprendendo coisas uma com a outra.
Beijos da amiga Iêda

Cristiane Oliveira disse...

Linda de viver!...

Unknown disse...

Iêda!
Bom dia, visitei seu blog e amei. Ele é lindo e suas palavras são tudo de bom para se ler num inicio de manhã. Vou ser sua seguidora.