sábado, 9 de janeiro de 2010

PATCHWORK EM ISOPOR

"A música é o barulho que pensa."
Victor Hugo


PATCHWORK

Patchwork se traduz como "trabalho com retalhos".

Fazer patchwork é usar tecidos específicos ou sobras de tecidos, linhas e agulhas para dar vida a sonhos, ideias, emoções, histórias e até momentos especiais, em forma de colchas, almofadas, painéis, roupas e acessórios. O trabalho com retalhos é a parte de cima da peça, que ainda tem o recheio e o forro, formando o "alcochoado".

Como a criatividade não dorme nem perde a condução, técnicas antigas como esta, que começou a ser difundida e valorizada na época das Cruzadas, quando os guerreiros a trouxeram do Oriente Médio para "acolchoar" as armaduras, estão sempre em transformação. Aos retalhos unidos foram somados bordados e aplicações, valorizando e ampliando sua aplicaçao.

E não é que até o isopor se uniu ao patchwork? E trabalhos belíssimos podemos fazer com estes materiais: quados de decoração e de avisos, painéis, tampas de caixas para presente são alguns exemplos, além de tudo que sua criatividade quizer mostrar.
No Natal eu fiz um quadro "Luzes de Natal" e postei aqui. Agora quero mostrar uma tampa de caixa que estou fazendo. Falta ainda passar duas demãos de termolina, mas não consegui esperar até amanhã e aqui está ela quaaaase acabada.

Uma bucólica cena do campo, uma casinha cercada de flores com uma chaminé saindo fumaça.Quem aceita um café com broa, bem mineiros?

Arrematei a tampa com fita nº 1 matizada, várias carreiras.

Minha caixa vista de frente e de dentro.

Ainda estão no forno outras peças desta técnica que eu amei fazer. É muito gostoso . Podem esperar que novidades vão chegar .

Para todos um forte abraço. Beijos e fiquem com Deus.

10 comentários:

Anônimo disse...

OI IEDA. FICOU MUITO LINDA A TAMPA DA CAIXA. JA VI PACH E ISOPOR NAQUELAS BOLAS DE NATAL LINDAS Q APARECEM NA NET. COM O CALOR Q ESTA FAZENDO AKI, NAO TO COM CORAGEM DE FAZER NADA. NO INVERNO TUDO FICA MAIS FACIL.

ABRAÇOS E UM LINDO DOMINGO.

Giovana disse...

Oi Ieda,
Um 2010 repleto de realizações e alegrias para vc.
Quanta novidade! Adoro passar por aqui e já estava com saudades. Amei esta caixa... me deu vontade de tentar fazer!
Uma maravilhosa semana.
Bjs,
Giovana

Carla disse...

Que lindo, estou completamente doida com este trabalho, é a minha cara mesmo. Mas agora uma pergunta tola mas como se faz patchwork em isopor, basta colar??? Mas como ficam aquelas partes para dentro?? Um dia que puder me explica que eu amava experimentar uma coisa deste tipo, isto se voce não se importar claro. Parabéns ficou lindo demais. Beijão

Evelyn Daihana disse...

Olá amiga!!!! Fiquei namorada do seu patch!!!! Uma vez tente fazer, mas no ficou bom.... Mais, vc seguro tem o segredo.. no?? jajaja!!
Beijos!!! E feliz comenco do anho!!!

Margaret disse...

Olá Ieda , passei por aqui para ver os seus lindos trabalhos e te desejar uma ótima semana.

Beijos

ABOBORINHA MADURA (Helena) disse...

Olá Ieda

Adorei a caixa. Está linda, com os tecidos muito bem combinados, para já não falar da perfeição da técnica.
Ainda gostava de experimentar,quem sabe, um dia...
Parabéns pela criatividade.
Beijinhos

Helena

Adicrochê disse...

Oi Iêda, linda a peça em patchwork. Quero te desejar um 2010 repleto de felicidades, saúde, paz e muita prosperidade. Obrigada por partilhar estas maravilhas.

Super beijo e fique com Deus

Fernanda disse...

Inês,

A caixa ficou linda demais!!!
Parabéns!!!
Abraço.

Káthia disse...

Olá Ieda,

Trabalho liiiindo, parabéns!!Adorei!!
Tenha uma lindo dia e um ótimo final de semana!!
Beijos!!

Cantinho da Artes.. disse...

Ola....
Passei pra te desejar uma semana maravilha...

e te pedir dicas como fazer este mais nova tecnica pach no isopor os material.que isopor comprar se é esse comum.. desde ja agradeço amo seus artesanatos ou indicar um site que ensina fazer...