sexta-feira, 19 de março de 2010

DAQUI E DALI

""Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida"
(Jung, 1920).




"Daqui e Dali é uma postagem com o fim de homenagear os artesão que aqui compartilham seus trabalhos , já que hoje é nosso dia. A habilidade manual e criadora, desenvolvida ou adormecida, herdamos como traço genético. Mas sempre digo às minhas alunas que, com nossa inteligência, podemos aprender qualquer coisa. Naquilo que está em nossos genes teremos mais facilidade e um desenvolvimento maior, mais satisfatório e mais rápido. E que com nosso esforço podemos ir além.É só perseverar.


No porta retrato está a parte feminina da família, em 3 gerações: mãe- costureira, tricoteira, crocheteira e bordadeira; eu, professora alfabetizadora, de Artes e Atelier para 1º e 2º graus , professora de bordado e artesanato em geral para a3ª idade; Ada, filha, advogada e habilidosa em trabalhos em feltro, bijouterias, chinelos decorados, fuxicos e tal; e Isa, filha, advogada, origamista, professora de artesanatos em geral.Somos uma FAMÍLIA DE ARTESÃS e estamos de parabéns, juntamente com todas as amigas do "Agulhas e Sonhos".

A base do que sou hoje é minha mâe Diva. A ela meus agradecimentos por tudo que me ensinou de artesanato. Costumo dizer que 80% do que sei hoje vim aprendendo desde os 5, 6 anos de idade com a D. Divinha.Os outros 20% devo aos caminhos que ela deixou abertos para mim.


Neste DIA DO ARTESÃO resolvi fazer uma homenagem às várias artesãs que participaram de minha caminhada, razão de meu constante aprimoramento. Afinal, é preciso prender as alunas para que elas digam" vou aposentar aqui ..." como escuto sempre, graças a Deus. Para isso trouxe algumas turmas de amigalunas e ótimas artesãs.

E vou também colocando palavras tiradas daqui e dali , de médicos de várias áreas da medicina que valorizam a arte e o artesanato como terapia, desde o século passado.


Uma turma de artesãs do Espaço de Talentos da loja Rei dos Aviamentos. Neste espaço faremos uma exposição de trabalhos lá para junho.

Sabiam que estudos traçaram" relações entre Arte e Psiquiatria, sendo que um profissional que também utilizou o recurso da arte aplicado à Psicopatologia foi Carl Jung, que passou a trabalhar com o fazer artístico, em forma de atividade criativa e integradora da personalidade" ?A frase acima exprime um pensamento dele.

Aqui uma cena comum em aula: uma aluna termina um trabalho e todos querem ver. A partir daí outras querem fazer. Esta é uma turma do bairro Cachoeira do Vale. Assim é que setrabalha no bordado, fazendo terapia de grupo.

"Quanto ao campo e nomeação das práticas realizadas no Brasil como Arteterapia, tem-se o início deste campo por volta da década de 1960, com a vinda de Hanna Kwiatkowska. Hoje este campo se ampliou, com a Arteterapia estando inserida em diversos campos".

Turma de artesãs do bairro São José. Para cobrir o vazio das horas ,para complementar renda ou para satisfação pessoal, o trabalho manual é indispensável.

"Partindo do princípio de que muitas vezes não se consegue falar a respeito de conflitos pessoais, a Arte terapia propõe recursos artísticos para que sejam projetados e analisados todos esses processos, obtendo-se uma melhor compreensão de si mesmo, e podendo ser trabalhados no intuito de uma libertação emocional."

Turma do bairro Alvorada. Participantes de uma atividade altamente recomendada pelos médicos, o fazer manual. Era uma turma tão grande que foi dividida em 2. Entre uma e outra era hora do lanche quando todas se reuniam. Aí foi meu aniversário.

"Por meio do criar em arte e do reflectir sobre os processos e os trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, lidar melhor com sintomas, stress e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico."




Estas artesãs do bairro Primavera estão preparando a sala para uma comemoração de fim de ano. Comemorar, refletir, depor sobre as práticas aprendidas faz parte do trabalho com bordado, faz parte do trabalho artístico, é arteterapia.

"A Arte terapia baseia-se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas".



Amigalunas do grupo do bairro Quitandinha. Enquanto se trabalha com as mãos, o coração vai sendo aberto para todas. Mãos, bocas, ouvidos e corações trabalhando em harmonia.

"A Arte terapia resgata o potencial criativo do homem, buscando o psique saudável e estimulando a autonomia e transformação interna para reestruturação do ser. Propõe-se então, a estruturação da ordenação lógica e temporal da linguagem verbal, de indivíduos que preferem ou de outros que só conseguem expressões simbólicas."


Dois exemplos do poder da arte:duas donas de casa que conseguiram ver que o universo é muito maior que o fogão e o tanque. Que o trabalho manual embeleza os dias. Bordadeiras do bairro Alegre.

"A Arteterapia ou Arte Terapia é uma nova área do conhecimento humano que usa a arte como meio de expressão para os processos de transformação da pessoa. É um meio de relacionar a expressão verbal e a não verbal através de dinâmicas realizadas nas oficinas criativas em que o Fazer Artístico é reconhecido como possibilidade terapêutica, condutor de novas aprendizagens e desenvolvimento do potencial criativo."

Para mim as aulas de bordado trouxeram algo mais: uma filha adotiva, a Rosa.Com ela um genro e dois netos. A Rosa não sabia nada, nada e hoje vende seus trabalhos. Só me chama de mãe.É da turma do bairro Alegre e a passadeira de mesa que mostramos é um trabalho de vagonite com fita. Ela bordou, eu ganhei.

"O campo de atuação: da Arteterapia estende-se à diferentes organizações ou instituições, tais como: a Saúde, Educação, Comunidade e Empresas, permitindo uma qualidade maior de vida.

Temas trabalhados com a arte: os valores humanos (Verdade, Não Violência, Amor, Paz e Retidão), a auto estima, a confiança em si e no próximo, a bondade, o equilíbrio, a auto-realização, o lúdico, os sonhos, a convivência e o stress entre outros."


NOSSO MAIOR ARTESÃO

Todos sabem e eu já coloquei ano passado nesta mesma ocasião, que São José é padroeiro dos artesãos. Hoje quero pedir proteção a ele. Ele que mereceu a graça de educar na terra JESUS, o filho de DEUS. Que Ele nos acolha também como filhos e ouça nossa voz:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
Amém,

Vós que viajastes pelo Egito conduzindo a Sagrada Família, enfrentando todas as adversidades, dai-me como vós tivestes, muita saúde para enfrentar as peregrinações que a vida me impõe.

Vós que, com o trabalho árduo de carpinteiro sustentastes a Sagrada Família, dai-me serviço para que a ociosidade e o desemprego não me aflinjam e para que sempre me coloque a serviço do Senhor.

Vós que soubestes aceitar com humildade e resignação os desíginios de Deus, dai-me a mesma sabedoria que tivestes para que eu tenha a humildade e a alegria necessárias para bem servir a Deus neste mundo. Pois com saúde, serviço e sabedoria nada mais me faltará. E assim poderei, como vós, servir cada dia mais o Senhor, nosso Deus, nesta breve passagem para a vida eterna.

São José, valei-me.

Amém.

(Publicada como contribuição de Alexandre Leone)


Amigas artesãs, tenham um lindo fim de semana.

Beijos.


15 comentários:

Vagonite e Bordados disse...

Boa noite querida, vim te desejar um bom fim de semana.
Seu Blog é SHOW DE ARTES.
No momento estou pra mudar de endereço e não estou produzindo nada (parei a produção por enquanto).A casa nova precisa de reformas urgente e estou sem net.Assim que resolver tudo volto pra matar a saudade de você e do seu cantinho lindo.
Bjos,
Izabel

Lin M Sousa disse...

olá, vim parabenizá-la pelo dia do artesão e encontro este post lindo que traduz realmente o que significa a data de hoje .. acho que a Rosa , sua filha adotiva citada,resume tudo que vc disse: alguém que pouco sabia e que hj ganha proventos com seu trabalho artístico .. que muitos não dão valor..beijo grande p vc , que mesmo virtualmente, mora no meu coração .. te admiro LIN

Mirian Sanae disse...

Olá,
Que lindo esse porta-retrato...bem alegre e jovial,mas,mais linda ainda é essa família abençoada!!!
Beijos,
Mirian

Marilia Baunilha e Patch disse...

Que lindo trabalho você realiza, Iêda! Quanta generosidade e amor!
Parabéns a você e a todas as suas alunas por este dia especial!

Beijos,

Eneida

Ivani disse...

Olá, Iêda!

Fiquei emocionada com essa postagem! Maravilhosa!

Que Deus abençõe sempre sua família e alunas!

Beijos!

Maru disse...

Ieda:
Feliz dia del Artesano y felicitaciones por pertenecer a una familia tan talentosa. Que Dios los siga bendiciendo con la inagotable creatividad que comparten con todos nosotros.
Besos,
Maru.

Anônimo disse...

Olá Iêda!
Parabéns pelo seu blog!
Deixei um recado para sua filha Ada no lugar errado (flores da Ada),eu sou muito esperta..
Se você puder,por favor diga a ela,tenho certeza que assim como eu muitas pessoas que visitam a galeria dela não sabem como comentar por não saber como fazer.
Obrigado pelos paps.
Ada, adoro você e suas flores.
Beijos..Dezirê Falavigna

Iêda Klein disse...

Vagonite e bordados, espero ansiosa sua volta com novidades. Vibro quando encontro blog de bordado que não seja ponto cruz e crochê. Sem desmerecer estas técnicas, procuro por outros bordados mas é difícil encontrar.
Volte logo.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Lin,
meu abraço especial nesta artesão tão linda que é você. É um prazer estarmos no mesmo espaço, o do artesanato.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Mirian, já estava sentindo sua falta.
É sempre um carinho receber você aqui.
Beijos.

Iêda Klein disse...

M B e P,
Sinto-me muito satisfeita com minha forma de trabalho, mas queria ter um espaço como vocês.Quem sabe ainda chego lá, não é?
beijos.

Iêda Klein disse...

Ivani querida, beijo grande e carinhoso para você.

Iêda Klein disse...

Maru, obrigada pelas lindas palavras.
beijos.

Iêda Klein disse...

Dezirê,
Já disse para a Ada.
Ela mandou um abraço para você.
Volte sempre, sim?
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Ieda!
Obrigado por transmitir meu recado, não imagina como fiquei feliz com o abraço que Ada me mandou.
Sua família é linda,que benção a D.Diva.
Beijos em todas..Dezirê