segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PROPOSTA SANTA JOANA TÊXTIL

"Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar."
Geir Campos


Já falei aqui sobre a proposta feita pela
http://www.santajoanatextil.com.br/artesas.html para várias blogueiras brasileiras. Eu inclusive. Pois bem, um dos requisitos foi que deveríamos trabalhar com o tema das festas de final do ano.
Assim, vamos começar falando do Natal com informações tiradas da net.

O Natal é uma das maiores festas da cristandade, seus símbolos são maravilhosos, é tudo muito lindo, mas não devemos nos esquecer do principal: é a festa do aniversário de Jesus Cristo, do nosso Salvador.



Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adotado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício de inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invistis Solis), e tentaram fazê-la parecer "cristã". Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico.

A Igreja católica toma esta data, a partir do século IV, como aniversário do nascimento de Cristo. O dia 25 apareceu pela primeira vez no calendário de Philocalus em 324, opção feita pelo Papa Júlio I, para cristianizar as grandes festas pagãs realizadas neste dia.

Quanto à proposta da Santa Joana, trago meu 1º trabalho: um panô para porta( ou parede...)
Só que fiz este trabalho para enviar à Maria Fernanda, diretora de marketing da Santa Joana.
Ela foi a pessoa que nos contatou , como foi dela a ideia de valorizar os trabalhos das artesãs brasileiras em sua campanha para promover o produto da fábrica têxtil.


Trabalho: panô (painel) para porta.
Técnica: decoupage.
Material:
*1 toalha para lavabo da Santa Joana
* vários tecidos com estampas natalinas
* tinta dimensional glitter ouro
* entretela termo colante
* 2 pauzinhos para churrasco
* tecido etaminite
* linha Anchor azul.


Modo de fazer:
na postagem seguinte vou passar o "PAP" da decoupage, feita em outra peça Santa Joana. E também do ponto reto com o qual bordei a logo da fábrica.

Esta é a 1ª das muitas peças que estou preparando para vocês, usando os produtos "Santa Joana".Aguardem...

Beijos, Iêda

6 comentários:

** Li ** disse...

Olá,

Depois de um tempo estou voltando, vim ver as novidades.
Esta tudo lindo como sempre!

Adorei a frase.

Bjos!!!

Mirian disse...

Olá Iêda... amiga e eu perdendo todas essas brincadeiras, parabéns pelo bom humos e criatividade. Tô pensando na charada!!!! Bjinhos.

STILO BASICO disse...

Ieda , o panô Santa Joana Textil, ficou um charme, parabéns , você é pura criatividade.

psiu! ainda estou pensando na ´salada de letrinhas`...rss, desisti não...rss

Leci Irene disse...

Um trabalho lindo! Parabéns!

Casa de Lola disse...

Oi Minhosa,
que lindo esse panô, e a idéia de valorizar o nosso artesanato é muito boa, parabéns para a Santa Joana Textil, pela idéia e parabéns pra vc pela criatividade.
Beijos
Lola BH

Anônimo disse...

Oi Iêda;Obrigada por me inscrever.Agora vou investir na quarta brincadeira.Abraços.Glauce