terça-feira, 5 de outubro de 2010

SANTA JOANA 2 - DECOUPAGE

"Saber viver não é eliminar problemas, mas aprender a crescer com eles."
Bernard M. Baruch



Usando uma toalha Santa Joana de banho e uma de rosto, montei um conjunto para solteiros. Bom para usar devido à absorção excelente do produto, embelezador de ambiente por causa da beleza e colorido da peça e ótimo presente exclusivo, artesanal.
Sem contar a realeza do branco com vermelho e ouro!
Nesta 1ª foto as duas peças.

Na toalha de rosto coloquei uma barra de flores recortadas de puro algodão- estampa natalina- e decupadas usando entretela termo colante.. Tudo contornado com Tinta Dimensional Glitter cor Ouro.
Na barra fiz uma franja em pedraria nas cores natalinas, substituindo o crochê ou o bordado inglês.(fico devendo o PAP da franja, mas encontram fácil em revistas de pedraria.)

Na toalha de banho a barra florida foi maior e a barra de pedraria se resumiu a uma linha bordada rente ao acabamento da toalha. Esta diferença é para ficar mais confortável o uso da toalha, sem perder a noção de conjunto.


PAP DA DECOUPAGE em 12 PASSOS .

MATERIAL:

*1 toalha da Santa Joana Textil
*tecido puro algodão escolhido
*tesoura afiada
*entretela termo colante
*ferro de passar
*Tinta Dimensional Glitter


1º : recortar as figuras desejadas deixando uma pequena margem de tecido em toda volta,
2º : colocar sobre o entretela para calcular o tamanho necessário,
3º : recortar a entretela economizando pois é cara.Recortar todo o material que for necessário.Observar a entretela. do lado áspero colocar a figura

4º : Observar a entretela, do lado áspero colocar a figura, o avesso junto à entretela. Segurar os dois juntos e virar a figura para baixo
5º : passar o papel( este lado da entretela tem um papel colado nela) ate ficar bem coladinho.Ferro quente.
6º : Agora recortar a figura em seu contorno exato.Deixei 2 figuras para que vejam a diferença.

7º : Com todas as figuras recortadas, pegue a toalha onde serão coladas para fazer a "composição",que é colocar as figuras umas juntas das outras , sem colar é claro, ate que gostem do conjunto formado. Neste passo devem mexer com as figuras de todas as formas, experimentando várias posições para escolher a melhor forma para a toalha.
As figuras ainda estão com o papel colado atrás. Chegando ao jeito melhor, mais bonito, vamos colar.

8º : pegar cada figura com cuidado para não tirar as outras do lugar e retirar cuidadosamente o papel que está .Vai ficar toda a parte de trás da figura coberta de cola. Se a cola não estiver no pano(experimente retirar um pedadinho para verificar) é porque precisa de mais calor do ferro. Passe novamente.
9º : retirado o papel cole a figura no mesmo lugart onde ela estava e pegue outra. Repetir com todas. Assim suas figuras ficarão todas coladas.
10º : Com a barra de flores toda colada, vire a peça do avesso e passe o ferro atrás para fixar melhor a cola .Volte para o lado direito. É hora da dimensional.

11º : Apertando o frasco da tinta com um aperto firme porém de leve, saliente detalhes internos das figuras.Ex.: o meio das folhas e flores.
12º : Agora passe a tinta no contorno das figuras, encostando a tinta no tecido de baixo e na figura.Bem onde foi recortada. Contorne tudinho! É para ajudar a segurar o tecido colado.

Só falta apreciar o seu trabalho pronto. Afinal devemos gostar do que fazemos, não é verdade?
Esta foi a técnica usada no panô da Santa Joana também.

Amigas, por hoje é só.
Mas vocês sabem por que esta flor que eu usei no trabalho está ligada ao natal? Amanhã eu conto!

6 comentários:

Susana Rossa disse...

Olá!
Os panos ficaram lindos!!! Vou fazer uns prá mim! Obrigada por partilhar o passo a passo.
Bjks
http://bysusanarossa.blogspot.com
Susana Rossa(*.*)

Valéria disse...

Olá professora Iêda,
Estava com saudades, desculpe-me pelo sumiço.
Como sempre, encontro trabalhos lindos e cheios de carinho!
Essas toalhas ficaram muito, muito lindas. Eu adoro essa flor de natal.
Eu ainda não conhecia essa técnica de decopagem com termocolante e contorno de tinta, só o de caseado. ADorei, pois facilita e agiliza, sendo que o resultado é muito bonito também.
Muito obrigada por ensinar e parabéns atrasado pelo níver do blog. Você é uma simpatia, generosa, e desejo que continue com o bloguinho por muitos anos ainda.
Beijos
Valéria

MILA disse...

Ola Iêda, sou nova por aqui e estou começando como blogueira, passando pelo blog da querida Casa da Lola li que ela ganhou presentinhos do seu blog que fazendo 2 anos e pora acaso tb faço niver tb neste mes. Então parabens para vc, e tb parabéns pelos seus trabalhos.

Bjos!!

Leci Irene disse...

uau!!!!!!!!!!!!!!!!! Sem palavras. Sou que nem uma criança qdo vê um brinquedo lindo!
Ieda, se me dás licença vou copiar tua postagem e imprimir - vou colocar na minha pasta "trabalhos para aprender e fazer" ok??
Beijos

Laura Arteira disse...

Olá mais nova amiga arteira! Que bom que gostou do meu cantinho, eu comecei de brincadeira e hoje adoro compartilhar idéias e mostrar trabalhos meus e de outras arteiras...fiquei feliz com o convite da Santa Joana, ainda tenho uns trabalhinhos pra postar, espero que goste também, pois amei os teus...já virei tua seguidora, ficarei muito feliz se também virar minha...beijos e nos vemos por estes nossos blogs da vida!

Anônimo disse...

oi Ieda meu nome é´Val sou de Salvador BA.amei os panos de entertelas ficaram liiiindos! gostaria de saber se é seguro lavar pois faço lençois decorados de crianças e outros e achei a tecnica maravilhosa mas nunca usei,fico grata desde já`.beijinhos tchau.