terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DIETA COLETIVA NA CALMA...

"O bordado me traz controle emocional, superando as dificuldades para a realização de vários trabalhos."
Maria Geralda (Lola)


Amigas,
esta é a minha segunda postagem da série "Dieta coletiva". Na verdade é meu 1º depoimento sobre as ações que eu escolhi para alcançar uma meta e os resultados delas. Que meta? Não de emagrecer tanto em tal tempo. Não é minha principal preocupação. Estou mesmo é "a fim de" me alimentar melhor.
E aí? O que estou fazendo para isto?
Algumas vão achar que estou muito mole. Outras já disseram: quero ver até quando.
Ainda estou na fase da informação. É que estudamos os alimentos no período escolar ou continua estudando quem está com esta necessidade sempre presente. Não é o meu caso. Então achei por bem recordar sobre os valores dos alimentos.
Nesta linha quero falar o que aprendi do
KIWI, feio por fora e bonito por dentro.




A aparência estranha do kiwi, parece até um bicho cabeludo, esconde um alimento rico em substâncias que nos fazem bem.E um sabor delicioso!
Rico em fibras é uma bênção para o aparelho digestivo e o intestino, melhorando a prisão de ventre, dores abdominais, azia. E sua pectina controla os níveis de colesterol no sangue.Eis aí um bom motivo para a inclusão do kiwi como amigo.
Com o potássio em elevada concentração, atua na prevenção de fadiga e depressão mais leve.
Seus minerais reforçam as defesas do organismo, regulam a pressão arterial(ó eu aí de novo) e aumentam a capacidade de concentração.

Época da fruta:de abril a outubro.

Cada 100g contém:
calorias 51kcal
carboidratos 11,5g
proteína 1,3g
fibra 2,7g
magnésio 11mg
fósforo 33mg
potássio 269mg
cálcio 24mg
vitamina C 70,8mg

Kiwi na culinária:

*ao natural :



*no picolé:

*na caipirinha:


*no suco:

*na salada:

etc,etc,etc,etc...

Este é o KIWI!
Nota: informações de um texto de Rafael Tadeshi,
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Ações desta semana:
-passei a usar mais frutas(ainda está pouco);
-reduzi a quantidade dos alimentos ingeridos em cada refeição;
-refri só sexta à tarde, sábados e domingos;
-só um copo quando for tomar;
-comprei copo americano, menor;
-aumentei as saladas cruas e sem sal(pressão);
-e o principal...estou sonegando meu paladar. Afinal acredito que comemos mais do que devemos pelo sabor. É a boca e não o estômago que quer mais. Nada de repetir comida!!!!!Mas como de tudo um pouco.

Resultados:
1º-a balança baixou 500g.
2º-não estou ficando com fome!!!!hip!hip!hurra!!!!!!

Meta da semana:
Explorar mais as frutas.

Amigas,
novos trabalhos estão chegando. Recomeçamos nossas aulas dia 19. Já, já teremos novidades aqui.
Um grande beijo e que as graças de Deus estejam com vocês.
Iêda


8 comentários:

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Iêda! Estou feliz por você!
Que Deus continue nos dando força e coragem para conquistar uma vida mais saudável!
Beijo grande.

Lin Sousa disse...

olá, como vai? tb entrei nessa dieta coletiva.. mas confesso que foi pra me atualizar e melhorar minha alimentação pq a rigor nao estou dieta.. mas as dicas sao incriveis .. e o geral acaba se beneficiando .. boa sorte pra todas nós .. bjs LIN

Nile e Richard disse...

Oi Iêda.
Adorei o seu texto.
Estou de acordo com voce.
Uma alimentação ,ais saudavel.
bjtos.Nile.

Lilian Mayer disse...

Adorei as dicas sobre o Kiwi, seu bloguinho é bem bacana.
bjos,
Lilian.

Iêda Klein disse...

Maria Lúcia, um beijão para você. E obrigada pela atenção para com a Bárbara.
Melhoras para seu marido. Já passei por isso quando rompi um tendão de Aquiles e fiquei 3 meses de gesso sem poder pisar.Que a sabedoria divina inspire seus atos neste período e muita paz.
Iêda

Iêda Klein disse...

Lin,
o que estou fazendo é exatamanete atualizar minha alimentação, de acordo com minha idade e necessidades.Vale a pena ter esta consciência.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Nile,
minhas principais refeições do dia até que são boas já que tenho duas filhas que cuidam muito do que comemos.O problema é comer fora de hora e só porcaria, tipo bala de goma que amo e comia um pacotinho de cada vez.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Lilian,
parabéns pelas conquistas em sua RA. Certamente a balança está correta. Você é que tem muita fibra!Beijos, Iêda