segunda-feira, 4 de abril de 2011

CALDAS DA RAINHA

"Ler é essencial para o crescimento. Dá uma dimensão mais ampla à nossa vida.
Aristóteles



Já mostrei aqui um trabalho na técnica de Caldas da Rainha, bordado pela amigaluna Iracema.
Só para lembrar, alguns trechos tirados da NET :

"É hoje, de generalizado consenso, poder afirmar-se que os Bordados das Caldas são dos mais belos, interessantes e sóbrios bordados regionais portugueses. È um género de bordado, porém, que até muito recentemente, não era conhecido fora da sua terra de origem, a cidade de Caldas. "


"Trata-se de um bordado filigranado, sóbrio de colorido, e de fácil execução, sendo os materiais utilizados necessariamente modestos, porque modestas eram as vidas das suas executantes.
O renascimento do Bordado das Caldas da Rainha deve-se, muito principalmente, a D. Maria Margarida Franco dos Santos, que foi professora de lavores na Escola industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro, nas décadas de vinte a quarenta deste século, o que viria a motivar um grupo de senhoras, de que se destaca a Dra. Irene Truninger de Albuquerque, de origem Suiça, surpreendida nas Caldas da rainha pela Segunda Guerra Mundial e aqui casou, sendo depois professora na Faculdade de letras da Universidade de Letras de Lisboa."

"Inês Timóteo
é uma bordadeira profissional há vários anos. Aprendeu a arte do bordado das Caldas da Rainha no curso de Formação Feminina, e mais tarde, foi discípula da Prof.ª Idalina - a qual é uma referência nesta matéria. Esta Senhora e mais 2 ou 3 mantêm vivo este património cultural desta magnífica cidade! Mas até quando? Se as gerações vindouras não se interessarem pela aprendizagem desta arte, corre-se o risco da mesma se extinguir"...


Eu amo esta técnica.E tento passar para minhas alunas.
E trouxe hoje outros dois trabalhos. Muito menos do que era um sonho meu mostrar.Quem sabe ainda exponho aqui várias peças? Afinal, " sonhar sempre"!!! Um dia se consegue o que quer.

Trabalho da Graça:


Trabalho da Sandra:

Parabéns às poucas mas exímias bordadeiras portuguesas que não deixam desaparecer um trabalho tão lindo!

Beijos filigranados, Iêda

3 comentários:

Noêmia disse...

Ieda querida, passei para admirar seus trabalhos como Mestra e parabenizar suas alunas.Parabenizo seu amor ao artesanato...Que bela peça bordada ! Uma ótima semana de Luz! bjossss

amagiadasbonecas disse...

Oi querida estou começando um outro blog e vim aqui te seguir bjs Leila

Hilda disse...

Entrei por acaso, mas adorei e sempre que possivel vou dar uma passadinha para admirar seus trabalhos. Eles são show! Parabéns.