"Não existe depressão, stress e mau humor que resistam às aulas de bordado".
Terezinha Maria - amigaluna
Este ano resolvi (e convenci minhas amigalunas ) homenagear nossa cidade de Timóteo.
Dentre os 853 municípios mineiros figura a cidade de Timóteo, localizada na Região Metropolitana do Vale do Aço, com cerca de 81.000 habitantes.Tem parte do seu território dentro da superfície do Parque Florestal do Rio Doce, a primeira unidade de conservação estadual de Minas . É um município com alma gentil, tipicamente mineira.Desde a fundação da Companhia Aços Especiais Itabira-ACESITA, no município de Timóteo, a cidade cresce, modifica-se, moderniza-se, com o aço consolidando o desenvolvimento regional.Independentemente do seu grau de desenvolvimento, o mineiro, fiel à suas origens, nunca esquece as suas raízes culturais. As influências são as mais variadas; tem um pouco dos europeus, dos escravos africanos e dos indígenas, nesta região especificamente dos Botocudos.
Vindo de BH, os viajantes deparam com esta escultura bem na divisa entre Timóteo e Coronel Fabriciano .E o que divide as duas cidades é o Rio Piracicaba. Mas a escultura apresenta 3 figuras entrelaçadas; é que seguindo a Coronel Fabriciano está Ipatinga. Eu costumo dizer que a BR 381 sobe o morro do bairro Caladinho em Fabriciano e desce em Ipatinga.Essas três cidades estão representadas nessa escultura. Entrelaçadas, como a história dos 3 municípios. Como as pessoas dos 3 municípios.
E A NOSSA HOMENAGEM?
BORDAR TIMÓTEO, SÓ PODIA SER!!!!
Como? Vejam como será:
Aqui estão dois pontos de Timóteo, a Prefeitura e a Igreja Matriz de São José.
Estes e outros muitos pontos eu estou fotografando, pegando fotos antigas, buscando ajuda na Prefeitura e com os amigos. É que vou fazer o desenho destas fotos usando poucas linhas, só as necessárias para haver identificação do local. E vamos bordar com pontos livres, pontinhos da vovó, aqueles tradicionais bordados mineiros.Estou 24h focada nisso. E espero conseguir o produto desejado para expor durante as festividades do aniversário da cidade, em abril.Tenho fé absoluta que será uma exposição muito significativa. Minhas alunas já estão se identificando com a parte que vão bordar de acordo com suas histórias de vida.Precisa melhor?
Então, amigas, aguardem. Espero e confio que será um sucesso.Vou fazer o melhor que puder.
Começamos em 06/02/12.
Beijos, Iêda
5 comentários:
Que idéia legal, parabéns pela iniciativa ;))
Menina, que coisa mais diferente e linda! Homenagear a cidade com o que se faz de melhor e mais gostoso: o bordado!
Amei a iniciativa e estou ansiosa, esperando o resultado que, tenho certeza, será sublime!!!!
Beijocas mil e uma boa semana!!!
Renata
Oi
Está muito chique esse blog.
Beijos...
Lúcia
lindo!
Eu quero aprender a bordar tem rechilie
Postar um comentário