sábado, 15 de maio de 2010

ZAKUMI

"Cada dia é o ponto de partida para uma nova vitória... Não importa o que se perdeu antes.
Evaldo Alencar Reis



Você sabe o que é mascote?

Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes a mascote não é necessariamente o logotipo de uma marca mas passa a ser conhecida como tal devido ao forte carisma com o público. Uma mascote, seja de um evento ou de uma campanha publicitária, tem quase sempre características comuns. Suas cores correspondem às cores da marca que representam ou de um país.
Mais comuns em eventos esportivos como os Jogos Olímpicos de Verão e a Copa do Mundo FIFA, na época dos eventos, as mascotes rendem um bom lucro com a venda de produtos autorizados à algumas empresas, tais como: pelúcias, bolas, canecas, bandeiras, adesivos, roupas e bonés, souvenires, entre outros. Por isso, é tamanha a preocupação de se criar uma mascote com um certo carisma pelo público para que, por exemplo, não se repita o acontecido na Copa do Mundo de 2006, onde a mascote Goleo, um leão, animal africano sem relação com a Alemanha, não caiu no gosto do público e por vendagem baixa e problemas apresentados nos produtos acarretaram a falência da empresa licenciada.

Nos Jogos Pan-americanos de 2007 a mascote escolhida foi o sol Cauê. Lembram-se?

A tradição de se ter uma mascote oficial para a Copa do Mundo tem mais de 40 anos. O primeiro símbolo do torneio foi criado em 1966, na Inglaterra, com a mascote Willie.


Zakumi -
Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul -
19º Copa do Mundo



Zakumi é um leopardo com o cabelo verde de 16 anos (em 2010)..

O que significa Zakumi?
O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.
Segundo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o animal representa o povo, a geografia e o espírito do país onde será o Mundial.


Quando Zakumi nasceu?
Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi terá 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.

O criador do desenho é Andries Odendaal, da Cidade do Cabo. Zakumi se orgulha de ser sul-africano e, por isso, é o embaixador ideal para a primeira Copa do Mundo africana. Nasceu no mesmo ano da democracia do país, 1994 (no fim do apartheid). É jovem, cheio de energia, inteligente e ambicioso, uma autêntica inspiração para jovens e adultos de todos os países.


O que é Apartheid ?

O Apartheid foi uma política racial adotada legalmente em 1948 na África do Sul. Apartheid significa "separação" em africâner, língua germânica falada na África do Sul e na Namíbia. Neste regime a população negra (maioria no país) tinha de viver separada da minoria branca e não era reconhecida como cidadã em seu próprio país. O Apartheid foi abolido em 1990. Quatro anos depois a África do Sul escolheu para presidente em eleições diretas o principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela.


O que significam as cores de Zakumi?

O verde simboliza a terra da África do Sul coberta por rica vegetação A cor amarela simboliza o ouro, minério muito presente em solo sul-africano.Na bandeira do país estão juntas com o branco, o preto, o azul e o vermelho

As cores verde e amarelo de Zakumi representam o uniforme da seleção Sul-Africana.
Segundo a organização do evento, Zakumi, inspirando em seus ídolos, tingiu o pêlo de verde para se camuflar no campo de futebol.


Qual o lema de Zakumi?

O lema oficial da mascote da Copa do Mundo é "O jogo de Zakumi é Fair Play (Jogo Limpo)." O lema de Zakumi foi exibido na Copa das Confederações de 2009 e será divulgado durante toda a Copa do Mundo da África do Sul de 2010.


Amigas, Zakumi é bem de acordo com a PROPOSTA VERDE/AMARELA, viram?

Estou aguardando seus trabalhos
Beijos, Iêda

5 comentários:

Sônia Reis disse...

Oi querida obrigada pelo carinho.
A beleza das pessoas está na capacidade de amar e encontrar no próximo a continuidade de seu ser. um maravilhoso e abençoado final de semana.

Almira Almeida disse...

Oi querida,
Passei pra uma visitinha e um pedido. Estou concorrendo ao TOPBLOG 2010 com o Livro & Arte: www.livroearte.com
Peço o seu voto aqui e dos seus seguidores:

http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=Busca&c_b=218846

Obrigada.

Beijos,
Almira

Unknown disse...

AGULHAS E SONHOS , também é cultura , gostei de ler e aprender sobre o mascote da copa ...valeu !!

bom domingo, Jô

chica disse...

Lindo pensamento inoicial e boa explanaçãosobre a Copa.beijos,linda semana,chica

Lívia Cunha disse...

Que delicia de recadinho!!!!Ótima semana pra vc tbém e pra esta familia linda!!!!
Bjos e Fica com Deus!!!!
Lívia