segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RESILIÊNCIA

"Um amigo é verdadeira bondade humana, na qual você vislumbra um sinal da bondade divina".
Phil Bosmans



Queridas amigas,

Foi uma semana corrida, com a coluna dando gritos, as amigalunas querendo novidades de natal a cada aula, acertos de assistência ao marido(paga-se o Ipsemg mas recebe-se o retorno com muuuuuuiita dificuldade) e por aí foi minha semana.
Mas houve uma coisa ótima: fui ao "4º Encontro das Flikeiras Mineiras" em BH. Só que esta história conto depois.


Cheguei de BH aos 00:12 min. Por isso não fiz uma última chamada para a 4ª brincadeira.BRINCADEIRAS ESTAS QUE SÓ FORAM POSSÍVEIS PELA PRESENÇA CONSTANTE DE TANTAS AMIGAS. OBRIGADA!!!!!!!

Mas hoje será o último sorteio. E a palavra secreta, a qualidade tão importante para nossa vida é "RESILIÊNCIA".
Vou colocar aqui as palavras da Noêmia quanto à RESILIÊNCIA:

"Ieda , minha querida amiga, como foi bom voltar e participar do aniversário de seu blog MARAVILHOSO!
Sabe eu consultei o Google e fiquei emocionada com o que li, Muito Obrigado !

O significado exato é a capacidade de resistência ao choque de um material ou a energia necessária por unidade de volume para deformar um corpo elástico até ao seu limite de elasticidade. Na vida cotidiana pode ter um significado muito maior. Resiliência é a capacidade do ser humano voltar ao normal depois de uma situação de stress ou desconforto.

É olhar para o céu à noite e admirar as estrelas, respirar a brisa que vem do mar e esquecer as angústias, frustrações e decepções do trabalho, do cotidiano. Parece difícil, imaginar a complexidade das coisas em dias turbulentos. Na verdade, todo ser humano tem problemas, todos passam por situações difíceis e o stress decorrente não é uma novidade. O homem das cavernas já sofria disto, aliás o stress é uma reação normal que ajudou a garantir a sobrevivência da espécie em tempos difíceis. A novidade é que a o homem moderno perdeu sua capacidade de ser resiliente, tornando sua vida menos prazerosa.

Aliás, resiliência não é a busca do prazer a qualquer preço, a qualquer hora, como remédio e alívio para a pressão. Não se pode superar as dificuldades do mundo, as guerras, injustiças, as epidemias e a violência crescente das cidades com doses cada vez maiores de sexo, drogas potentes e psy trance. Nada contra. Mas é uma felicidade momentânea e insustentável.

Melhor seria se as pessoas recobrassem sua resiliência. Seguir o exemplo dos ingleses e espanhóis que voltaram à sua vida normal depois de trágicos atentados. Sem fingir que nada aconteceu, mas ter a certeza que a melhor resposta a tais atos é mostrar que eles não abalaram suas vidas. Que não será o medo que os entocará em suas casas. Pelo contrário, mostrar a cara, com um belo e caloroso sorriso estampado é o melhor contra ataque.

Feliz é aquele que olha para o céu a noite e mesmo numa cidade como São Paulo, consegue se alegrar com as poucas estrelas que vencem a luz dos outdoors e arranha-céus. Feliz é aquele que ri das pequenas coisas, que vê a bronca do chefe ou o prazo apertado como a exceção à regra do dia-a-dia, pois tem coisa muito melhor esperando. Assim como há o fechamento de caixa também há lua cheia todo mês, e ela dura 7 dias.
O que é melhor? Eu não tenho dúvida.


Noêmia Borges
noe.borges@hotmail.com
Blog : http://artededobrarecia.blogspot.com / Origami
Blog :
http://noecrocheecia.blogspot.com / Artesanato


É isso aí amigas.
Por hora é só, mas aguardem o sorteio à tarde.
Beijos, Iêda


3 comentários:

Lívia Cunha disse...

Capricha hem,Dona Ieda??!!!
Até agora não ganhei nadica de nada....
Uma semana iluminada pra vc !!!!
Bjos

orvalho do ceu disse...

Olá, Ieda querida
Fetejar com os amigos ésemrpre um ótimo motivo para alegrar o coração...
Junto a este convite, unirei minha prece dedicada a vc e ao seu criativo Blog,tá?
Venho propor-lhe algo no meu post de hoje...
Conto com sua participação amiga.
Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
Abraços fraternos

dharana disse...

ei querida
adorei conhecer vc pessoalmente...e comprovada é a frase que dizem que " filho de peixe,peixinho é"...vc é uma Flor...assim como a Ada...obrigada pelos presentes q deu a Laura...ela amou tudo...e o caderninho...ela ta encantada ate hoje...
bjus mil
Dharana