terça-feira, 26 de julho de 2011

DIA DOS AVÓS, DIA DE SANTANA E SÃO JOAQUIM

" Dia dos avós- dia de magia e alegria".



Venho postar esta ilustração , tirada da net, feita com materiais de trabalhos manuais em homenagem às vovós arteiras, blogueiras ou não.



E trouxe também esta imagem tão diversa da imagem tradicional dos avós para mostrar que mudam-se as formas mas o sentimento continua o mesmo:

amor enorme, amor feliz, amor sem reservas.





Falamos que o dia 26 de julho é dia da Avó. Não é só. É dia" dos Avós".

E esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e "avós" de Jesus Cristo.

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

A data da festa de São Joaquim sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Inicialmente era celebrada no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Que a paciência e a resignação constantes na vida de Ana e Joaquim estejam presentes na vida de todos nós. E que o júbilo pelo nascimento de Maria se estenda a todos que acreditamos nela como nossa Mãe Celeste.

Estejam em paz.

Iêda

[editar]

2 comentários:

Déborah Belmiro disse...

Que vovó mais charmosa!!
Lindo trabalho!!

Beijokas!

** Lih ** disse...

Olá,

Uma gracinha as imagens que consegui.. muito fofas!

Tenha um otimo dia !

Bejokas!