segunda-feira, 7 de junho de 2010

BLOGAGEM COLETIVA VIDA SIMPLES - "AMIGOS"

"A amizade deveria ser algo completamente sem interesses, como nossos olhos. Eles piscam juntos, eles se movem juntos,eles choram juntos, eles vêem coisas juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca vejam um ao outro estão sempre juntos..."
(Fernando Toscano, "adaptado")


AMIGOS

Não somos margens plácidas de um manso rio. Ninguém é. Nem os rios são assim mansos sempre.Também não.

Mas a sabedoria Divina colocou ao nosso alcance a prova do seu amor por nós. A prova do seu olhar atento para que sigamos bem, plácidos ou agressivos, margeando mansos ou revoltos rios.Colocou ao nosso lado “Os Amigos”. Simples, é claro! Porque o amigo,amigo!,simplifica nossa vida. A coloca nos eixos, se é esse seu papel naquele momento,

Impulsiona quando deve,

aquieta nas aceleradas,

sopesa nos conflitos,

está quando se espera ,

se afasta na calmaria...


Já repararam que depois da tempestade aparece o arco-iris? Maravilha simples, explendorosa, que não precisa apetrechos para nos brindar com suas cores. E que ele ,depois de se apagar, permanece colorido em nossas retinas até que uma outra imagem real, um novo reflexo em uma nova gotinha de água instale-se nos céus , mais viva, mais...mais...?

Pois essa imagem simples e colorida de um arco-iris é a que melhor representa, para mim, os amigos.

Vamos passear por essas cores.Vamos passear entre nossos amigos.

O vermelho é o amigo forte, que nos passa energia, que segura nossa onda que entende nosso fogo, nossa hora e sabe dizer “ Sim”,“Pare”, “Perigo”,”Não”.

O alaranjado é aquele amigo que nos apóia com equilíbrio, reconhece nossa, criatividade, nos acompanha em nosso entusiasmo com energia e ludismo.

O amarelo já é mais expansivo, atrai olhares pois são facilmente perceptíveis, ilumina onde passam como sua luz, adequado para a claridade sem ambigüidade.Nos alegra.Nos integra ao meio.

O verde é o amigo boa sorte. Que é capaz de nos dar esperança, de acreditar, mesmo sendo ciumento Segura a mão.

Na paz, no sossego, na tranquilidade, tempo do amigo azul, muitas vezes ele está de longe, mas pronto a se aproximar se necessário for. Fica em silêncio mas entra em campo ao primeiro sinal do amigo.

E quanto ao amigo índigo, de um azul mais denso, encontramos quando precisamos de um confidente , de austeridade.Empresta o ouvido, o ombro, o calor.

O amigo violeta nos cercam com sua espiritualidade e sabedoria, visita nosso mundo e nos leva para o seu.

Cada um do seu jeito, os amigos arco-iris nos ajudam na caminhada.

Podem ser muitos, com habilidades individuais.

Podem ser alguns, cada um com suas formas de ser amigo.

Pode ser um, completo.

Que são presentes Divinos eu não tenho dúvida!


AMIGAS+ALUNAS=AMIGALUNAS

Desde que assumi as aulas de artesanato num programa social para a terceira idade aqui onde moro, venho conhecendo pessoas de todos os cantos. Ou reencontrando pessoas. E a equação acima foi tomando forma: alunas que não conhecia se tornaram amigas da mesma forma que amigas foram para as aulas se tornado alunas, o que resultou em amigalunas.Quero nesta postagem homenagear algumas AMIGALUNAS, amizades sinceras que tenho como tesouros, fruto de troca de saberes num tempo de aula informal e prazerosa.


Amigas que são vento sobrando em minhas asas,
encorajando minha alma
e alegrando meu coração.

E todas tem alguma cor do arco-iris.

Regem os passarinhos quando eles se calam,
colorem as flores quando elas se vestem de cinza

ou espalham orvalhos na secura das decepções e saudades.

Amor do Pai colocado pertinho de nós.

Obrigada, AMIGALUNAS!

OUTROS AMIGOS

Todos temos, somos , precisamos, gostamos de amigos.E é sempre bom sabermos opiniões deles. Mas amigo não precisa estar sempre perto. Eu tenho amigos de quem nunca vou apertar a mão, como Machado de Assis, com quem nunca vou partilhar um sorvete, como Oscar Wilde, que não posso convidar para meu aniversário, como Fernando Pessoa ou a quem não posso pedir que me conte as novidades, como Vinícius, Esopo, Drummnod... Mas posso guardar na gaveta suas palavras para reler no momento apropriado.E estou no maior dilema: quais palavras vou colocar aqui?

Que me perdoem as leitoras por me alongar mais uma vez.Vou trazer três amigos.

1- O Príncipe de nossa literatura não pode faltar:

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Machado de Assis

2- Nem o extraordinário talento do irlandês Oscar Wilde:

Loucos e Santos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.

Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

3- Mas quero ainda o especial Esopo:

Os Viajantes e o Urso

Um dia dois viajantes dera de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
_O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
_Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral da história:
A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade.



Bem amigas, é isso.
Minha blogagem coletiva "Vida Simples - Amigos"
que traz um especial afago no coração de minhas amigas virtuais, muito queridas. Separadamente para você que está lendo agora , um beijo carinhoso e sincero.

Beijos

25 comentários:

Unknown disse...

Bom dia amiga muito obrigada pelo carinho e pela amizade pois suas palavras me aquecem o coração nesta fria manhã. Te desejo um lindo dia e uma semana super abençoada.
bjbjbj

Leci Irene disse...

Devido a blogagem coletiva é que acabei chegando aqui... e fiquei emocionada! Muito lindo, lindíssimo o teu texto!!!!!!!!!!!

Marilia Baunilha e Patch disse...

Tão emocionante quanto ler este post é fazer parte do grupo de suas amigas virtuais.


Beijos,

Eneida

Lu Souza Brito disse...

Que rico seu post. Amizade, poesia, lições de vida. E linda a comparação com o arco íris.

Regina Coeli disse...

Olá Iêda,

Como é gratificante reconhecer o bem que os AMIGOS nos fazem...
Sua sensibilidade lhe dá a oportunidade de se ver rodeada de pessoas maravilhosas que colorem sua existência...
Quanta bênção!!!
Seu post retrata muito bem o valor que você dá aos AMIGOS.Muito bom!!!
Parabéns!!!
Regina Coeli

Lin M Sousa disse...

olá.. belíssimas palavras, belíssimo post.. me emocionei. obrigada!! sorrir é bom, mas chorar de alegria tb.. levarei um dos textos para o meu blog .. bjs LIN

DOIDINHA DA SILVA disse...

Poxa, arrasou , viu ?
Adorei ....
Criativo e profundo...

Macá disse...

Iêda
Adoro ler seus posts e hoje sobre Amigos você arrasou. Essa relação Amigos com o Arco Íris ficou maravilhosa. Vou ler de novo pra ver onde me encaixo.
bjs

orvalho do ceu disse...

Olá, muito bem preparado seu post. Parabéns!
Obrigado pelo que me deixou no final dele.
Bjs

pensandoemfamilia disse...

Bom Dia
Atrasada, mas vim visitar a sua blogagem.
Parabéns, tão elaborada, caprichada, delicada e diversificada como seus artesantos e, provavelmente, você.
bjs,

Anônimo disse...

Meu Deus, adorei esse Blog! E esse post então, maravilhoso!! Quem tem amigos, tem tudo. A gente não seria nada sem nossos amigos, não é mesmo. Sei que concordas, pelo que li, já sei de tudo, rsrs....! Bjs amiga, virei aqui mais vezes ver teus trabalhos e ler teus textos.

Unknown disse...

Que bacana e colorida esta postagem! Muito lindo!

beijocas

Anônimo disse...

Olá, vim retribuir a visitinha ao meu blog... e conhecer o seu !
Obrigada pelas palavras de carinho.
Muito lindo seu trabalho social, eu tbem faço artesanato, pinto madeiras em MDF...
E linda postagem sobre amigos e arco iris.
Venho mais vezes por aqui...

Bjks !!!

Iêda Klein disse...

Bom dia Rosana,os amogos tem esta faculdade: nos aquecem.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Oi Leci.
Eu também conheci muitas pessoas através da blogagem coletiva. E estou bem feliz com isto. Estamos, não é?
Beijos.

Iêda Klein disse...

Eneida,
obrigada pela carinho e pela sensação de aconchego que as baunilhetes me passam. Sabe que eu quero ir aí? Assim que puder, o que não é fácil.
Beijos

Iêda Klein disse...

Lu, espere que o arco-iris abrace a muitas novas amigas, como você. Beijos
Iêda

Iêda Klein disse...

Amiga Regina Coeli, disse bem. Me sinto abençoada perto de tantas pessoas que me querem bem e a quem devo tanto carinho em retribuição ao bem que me fazem.Não nos deixam sós, não é mesmo?
São mesmo bênçãos.
Beijos.

Iêda Klein disse...

Lin querida, leve o que quiser que me sentirei feliz com isto!
Beijos.

Iêda Klein disse...

Monica, obrigada.Seu blog é bem saboroso, hein?
Beijos Iêda

Iêda Klein disse...

Macá
você vai se encaixar em todos, aposto. Uma amiga para todos os tempos do espírito.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Orvalho do céu, não consegui entrar no seu blog.Mas vai aqui o meu abraço especial.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Marli
que bom que gostou do "Agulhas e Sonhos".Espero muitas visitas suas.
Um especial abraço.
Beijos,Iêda

Iêda Klein disse...

Obrigada Mila.
Um abraço e até "lugares".
As postagens sobre amigos ficaram lindas.
beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Ariadne, lindo é nosso trabalho. Mais lindo ainda é o que conseguimos com ele:tantas amigas virtuais e importantes.
Que estejamos sempre juntas.
Beijos, Iêda