sábado, 19 de fevereiro de 2011

BISCORNU! AMEI FAZER!

"Eu sinto como se fosse uma calma, um remédio. Estar com as colegas como se fosse minha família. Os trabalhos que faço eu mesma me admiro."
Carmem


BISCORNU

Você sabe o que é?

Fiquei encantada com esta peça desde a primeira vez que vi, passeando pela net. Só agora me animei a fazer um.Em francês significa duplo bico, forma irregular. É um alfineteiro que pode ser usado como peça de decoração também, pendurados nas portas, na árvore de natal. Pode ser chaveiro...Você, com certeza, vai encontrar uma linda forma de usá-lo.

Originalmente bordado em ponto cruz, são dois quadrados iguais unidos de forma assimétrica: para se começar a costurar os dois quadrados a ponta de um é unida ao meio do lado do outro.

Existem outras formas de se conseguir Biscornus diferente. E todos são ricamente bordados.Já estão fazendo o Biscornu em tecido à sua escolha. A vantagem do tecido de fios contados é a forna especial da costura de união das partes.

Este eu fiz para presentear uma Amiga Secreta, numa reunião de Flikeiras Mineiras. É um grupo de amigas do Flikr que se reune 3 a 4 vezes por ano, em BH, para umas deliciosas horas femininas. Com lanche, sorteio de brindes, entrega de mimos, descoberta da Amiga Secreta...Fotos...Fotos...Fotos... Participam as Flikeiras e seus filhotes, que também fazem troca de Amigo Secreto entre crianças. De fora de BH só a Ada e eu. É uma delícia. Desta vez será em Contagem, na casa de uma das participantes. O encontro vai começar na Van que vai levar uma parte do gupo de BH até o lugar do encontro.

Um dos mimos que estou levando para minha amiga secreta é este Biscornu. Espero que ela goste.

Aqui a frente bordada em ponto reto, ponto atrás, ilhós e estrela.



Aqui a parte de trás onde se borda os cantinhos que vão aparecer.



E está pronto meu 1º BISCORNU:

Parte de cima.

O centro abaixado por um botão de pérola e outro botão na parte de baixo.


Uma das pontas da parte de cima que vira para baixo.



Uma das pontas da parte de baixo que vira para cima.



Aqui a visão das duas pontas.


Detalhe do bordado mais de perto.
O vermelho é o estrela, o verde é o ilhós e o reto

O lado de baixo.


Amei meu BISCORNU!!!!!!

Os trabalhos que estou fazendo para este encontro vou mostrando aos poucos. Os BISCORNUS das minhas alunas, diferentes desse, mostro depois de prontos.
Por enquanto, fiquem com Deus e tenham um ótimo fim de semana.
Beijos,
Iêda

7 comentários:

milu disse...

Faz pouco tempo que descobri o teu blog. Desde então faço presença diária aqui...adoro...Leio e releio cada coisa...Fiquei apaixonada pelo Biscornu...
Será que conseguirei fazer um?
Tenho paixão por bordados, mas não tenho com quem dividir...então fico na pesquisa aqui na internet...Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos, aprendo muito. Feliz encontro para todas. Bjs.

Marilia Baunilha e Patch disse...

Lindo, lindo, Iêda! Amigas felizes as que vão ganhar este presente!

Beijos,

Eneida

Tereza Borges disse...

Ieda que lindo ficou, não podia ser diferente, com essas abençoadas mãos.
Isso de biscornu é viciante, vais ver.

Bom final de semana.

Bjs

Mamis disse...

Ficou muito bonito.
Com certeza sua amiga vai gostar.
bjs
Du Carmo
www.demaeparafilhas.blogspot.com

Lórien disse...

Que lindo Ieda, parabéns! Biscornus são mesmo muito gostosos de fazer :)

Bell disse...

Parabéns pelo blog e pelos trabalhos, la no meu blog tem alguns exemplos e graficos de biscornu, pois os descobri anos atras quando ainda morava na europa e me apaixonei.
Beijocas
Bell

Regina A. Moro Garbeline disse...

olá Iêda.

Que gracinha esse trabalho. Eu apenas conhecia de ver na net, mas com vc explicando ficou muito mais fácil de entender. Fiquei morrendo de vontade de fazer um também. Acho que vou tentar en crochê forradinho. Se ficar bom posto no meu blog e te convidarei para ver, ok?

Beijão e um lindo domingo!

Regina