terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

DIETA COLETIVA SE FIRMANDO

"O traçado das linhas coloridas me encanta, aumentando cada vez mais a minha criatividade."
Tânia Maria D. Santos



Amigas, a dieta coletiva vai bem. Do dia 12/01 até hoje, 01/02, perdi e não estou procurando, 1,2kg.
Está melhor que a encomenda. Não deixei de comer nada: picolé, pirulito, bala de goma...mandioca frita, batata palha, arroz que eu amo, feijão...Só cortei quase metade de tudo. Dá pra ver que eu comia bem, não é? E errado. Por isso coloquei frutas como meta da semana. Não alcancei, não comi fruta ao invés de pão com café.Ainda não consegui a fruta no lanche.É muito difícil trocar o café com pão. Mas reduzi esta dupla, isto eu fiz.

Estou boicotando meu olhar. Confirmo aqui que se come com os olhos. Hoje ainda pego o que
vejo mas devolvo para onde estava e não como SÓ PORQUE ESTÁ À VISTA!Aleluia!!!!!!!!

Continuando a refrescar minha memória sobre o valor dos alimentos, vamos ver hoje a
GOIABA,
A FRUTA DO ADEUS À IMUNIDADE BAIXA


Podendo ser colhida de janeiro a abril e de agosto a outubro,a goiaba nos brinda com 3 qualidades essenciais:
baixo teor calórico,
poder antioxidante,
boa quantidade de fibras solúveis.


Pelo baixo teor calórico é ótima opção para se comer entre as principais refeições.100g de goiaba vermelha tem 54 calorias.
As fibras, tanto na polpa quanto na casca, garantem a sensação de saciedade.
O licopeno, que dá cor vermelha _a branca não tem_ é poderoso antioxidante , reforçado com a vitamina C igualmente antioxidante.Com uma unidade média da fruta (100g) você consome 100%da necessidade diária da vit.C. E a nutricionista Elizabete Elvira de Paula diz mais:"Por ser rica em fibra , ela ajuda no funcionamento do intestino.Sem falar que alguns estudos mostram que médicos a indicam como antibiótico a crianças, para combater as bactérias que estão no intestino, conferindo, assim, seu poder bactericida".
A goiaba ainda é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e Potássio.


Cada 100g da fruta vermelha contém:
calorias- 54kcal
carboidratos- 13g
proteína- 1,1g
fibra alimentar- 6,2g
lipídios- 0,4g
magnésio- 7mg
fósforo- 15mg
potássio- 198mg
manganês- 0,09mg
ferro- 0,2mg
cobre- 0,04mg
zinco- 0,1mg
vitamina B6- 0,03mg.

Uma dica: a goiaba branca tem mais potássio mas não tem licopeno. É bom intercalar as duas no cardápio da semana.


SUCO ANTIOXIDANTE
Bater no liquidificador:
1 goiaba madura picada com casca
1 tomate maduro picado
1 copo (250ml) de água filtrada.
Coar e adoçar com mel.
Beber em seguida.

Ah!!! e quando não pesar onde não deve, que tal...

isto?

e isto?


e isto?



e isto?





e mais isto?






E aí?
Quem vai querer goiaba??????


Beijos lambuzados de goiabada.
Iêda

2 comentários:

Lórien disse...

yummy!

Goiaba e uma das poucas frutas que eu gosto!

Anônimo disse...

Iêda,
Visito o teu blog, pq adoro ver as toalhas. Mas, estou fora do pais desde 1990 e ver estas imagens de goiabas, faz mal a minha saude.
Quanta maldade!!!!!!!!!!!!!