"Não importa o passado vespertino dos ontens da vida, o que importa é o presente matutino de um novo amanhã."
J. R. Nascimento
Hoje usei uma toalha de lavabo da Santa Joana Têxtil para trabalhar com vagonite.Com este trabalho, que não tem nenhum símbolo do Natal, quero destacar as cores natalinas. Todos sabem que , ao se aproximar o fim do ano, tudo se colore de verde, vermelho e dourado. Mas sabem por que?
Vejamos o que encontrei nas pesquisas:
"O verde e o vermelho são cores dominantes no Natal. O verde é renovação, esperança, regeneração. O verde das plantas capta a energia solar e pelo processo de fotossíntese a transforma em energia vital. O vermelho está ligado ao fogo e ao poder, tanto de aquecer como de destruir, e também ao amor divino. O dourado também é utilizado, e está associado ao sol, à luz, à sabedoria e principalmente a luz da Ressurreição de Cristo, como uma espécie de transformação do material para o espiritual."
Então, amigas, é tempo de verde, vermelho e dourado em nossas vidas. Como ficaram nesta toalhinha? |
O vagonite é uma técnica de bordado muito rica. Este ponto eu chamo de ponto X. É feito da mesma forma que o ponto oitinho, mas como pega-se mais pontos em sua formação, as linhas se cruzam mais distantes, formando um X claramente visível, mesmo para quem não sabe borda-lo.
Para diferenciar com minhas alunas, eu separo o ponto X e o ponto oitinho. Para que vocês percebam bem a diferença, vou postar ainda hoje um trabalho em oitinho.
Ficha do trabalho :
Técnica: vagonite
Material:
1 tira de tecido vagonite
1 linha Anchor na cor verde
1 linha Anchor na cor vermelha
agulha de ponta cega nº 24 ou 22
PAP:
1-com a linha verde,passe agulha por 3 pontos do tecido.
2-no mesmo rumo dos pontos, da esquerda para a direita, porém saltando 3 carreiras para cima, repita os 3 pontos, enfiando a agulha na mesma direção da 1ª linha bordada, da esquerda para a direita.
3-ao puxar a agulha a linha fica na diagonal
4-passe novamente a agulha pelos 1º pontos na linha de baixo, conforme quadrinho 4.
5-ao puxar a agulha a linha cruza sobre a 1ª linha, formando o X.Na linha inicial a de baixo, a 1ª linha, faça mais 3 pontos, sempre da esquerda para a direita.Olhe quadrinho 1.
6-repetir os pontos na linha de cima. a 2ª linha.
7-saltar mais 3 carreiras do tecido para cima e repetir os 3 pontos , conforme quadrinho 3.
8-descer com a agulha para a carreira do meio, a 2ª carreira, cruzando o X, como no quadrinho 4.
9-descer com a agulha até a 1ª linha formando outro X, conforme quadro 1.
Dá para perceber que é um bordado feito em colunas, não é? Continuar fazendo as colunas de X, aumentando sempre 1 X a cada coluna bordada. Quando chegar na altura desejada, continue fazendo as coluna, porém diminuindo um X a cada coluna bordada.
10-Agora vamos passar para a linha vermelha.Conte as carreiras do tecido para caber 3 X.quadrinho 2.Faça os 3 pontos para começar o X.quadrinho 2
11-Passe para a carreira de baixo e faça mais 3 pontos da esquerda para a direita.. quadrinho 3
12-vá descendo até chegar na carreira onde iniciamos com o verde.
13-Chegando na linha verde passar a linha vermelha junto para iniciar o último X desta coluna.
14-Volte cruzando a linha a fazendo X.
15-Quando fechar a coluna, fazer mais 3 pontos para a frente para iniciar outra coluna.Quadro 4.
16-Vá descendo até encontra a linha verde e volte fechando mais uma coluna.
Esta é a forma de fazer o ponto vagonite X com duas cores. Se quizer de uma só cor, é só subir com cada coluna até a medida escolhida e descer, fazendo as carreiras iguais, com a mesma quantidade de X.
As pessoas que ainda não souberem bordar vagonite podem ter um pouco de dificuldade para fazer o ponto. Mas eu digo para vocês o que falo para minhas alunas:"tudo é difícil até aprender .Então fica fácil." Mas eu concordo que é mais fácil fazer com uma prof. do lado, né?
Espero que tenham gostado.
Beijos, Iêda
Um comentário:
Lindo trabalho!
Amei!
Postar um comentário