sábado, 24 de julho de 2010

BORDADOS DA SUELI

Aqui estamos, a Sueli e eu. Ela gosta de inovar, por isso bordou agulha mágica em tecido xadrez. E ficou muito bom, não acham?Ah! Outra coisa. Parece uma vovó? Mas é.E é uma querida amigaluna.

Mas hoje quero mostrar outro trabalho dela. O Richelieu.
O uso deste bordado em indumentárias, se consagrou na França.
O poderoso Cardeal Richelieu da corte de Luís XIII de França emprestou o seu nome a este tipo de bordado, tendo sido a ele que se deveu a ordem de serem substituídas as luxuosas rendas que a França importava então da Itália, por bordados sobre linho.
Hoje toda a casa se enfeita com peças bordadas nesta técnica, e é difundido no mundo todo, principalmente bordada à máquina, apesar de encontrarmos exímias bordadeiras do ponto richelieu à mão.

Sueli está bordando o richelieu à máquina. Não fui eu que ensinei. Só faço este trabalho à mão. Mas como a Sueli é amigaluna muito mais amiga que aluna, e está sempre junto, sempre presente, trouxe estas lindas peças para nossa aula. Uma pronta e outra quase. Logo quis mostrar a vocês.
São toalhas de rosto. São um luxo de toalhas de rosto.


O interessante é que a Sueli resolveu colocar o bordado rechilieu em uma barra xadrezinha, combinando com a toalha. E não é que a peça ficou linda! Quem quer uma toalha desta?

Todas as amigas querem. Por isso ela vende tudo que borda. Esta verde ainda nem está pronta e já tem dona.

Mas temos que admitir que o trabalho da Sueli é lindo. Não é?
Essas minha amigalunas são tudo de bom!!!!!!!!
E aí. Vamos bordar richelieu?

Beijos e bom domingo.
Paz no coração.
Iêda

"Sentido de vida não se dá de presente a ninguém; é conquista e descoberta de cada um".
Theresinha M. Lima da Cruz

13 comentários:

Casa de Lola disse...

Oi Minhosa,
Vovó????A Sueli está uma vovó muito enxuta e muito prendada tb, as peças ficaram lindas com o richelieu.
Beijos
Lola BH

Marilia Baunilha e Patch disse...

Parabéns pelo trabalho! Realmente ficou muito bonito.

Beijos,

Eneida

Paula Mello disse...

Nossa, minha a vó fazia...Que saudade...Hoje em dia as moças não aprendem mais isso, não tem tempo, tem que ir trabalhar, rsrs...
Lindo o trabalho, e o xadrez foi uma ótima idéia.
Beijo grande!

tia Ném disse...

Olá, Minhosa.
Mineirinha, néh! Eu também sou, rsrsrsrsrs, com orgulho!
Que trabalhos belíssimos encontrei por aqui.
Esses da sua amiga estão divinos também!
Amei todos! Adoro bordados, laços com fitas...
Bjs Tia Ném.

Unknown disse...

Maravilhosas as mãos que criam tão belos bordados,os meus parabens às artesãs.
Bom trabalho e com muitas criações.
Bjs

Iêda Klein disse...

Oi amiga Lola.
O richelieu enobrece mesmo qualquer peça.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Oi amiga Lola.
O richelieu enobrece mesmo qualquer peça.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Eneida querida, bom dia.
Eu sou suspeita mas também achei lindo!
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Oi Paula, realmente poucas pessoas hoje fazem esta técnica, seja a mão ou a máquina.Ainda bem que existem estas que não deixam morrer o estilo.
Entre as minhas alunas só uma quis fazer e não apresentou nenhum trabalho. Uma pena!
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Oi Tia Ném,
agradeço sua presença e suas palavras. Já estou lá no seu. Vamos unir as mineiras.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Amiga Isabel,
obrigada pelas palavras que são puro incentivo.
Beijos, Iêda

Leci Irene disse...

O trabvalho da Sueli é lindo! Mas, este eu já acho que não conseguiria aprender!!!!!!!!

Valdete disse...

Querida seu site é muito lindo,estou gostando muito,e aprendendo muitas coisas com você.Gostaria que me add também no seu Blog.(estou fazendo o meu...rsrsrsr)
Um grande abraço. valdete