quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ADVENTO

"GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE".


O Calendário de Advento é para que as crianças acompanhem a chegada do Natal. Geralmente com bolsos marcando os dias de dezembro, de 1 a 25, de onde elas tiram a cada dia um mimo. Mas como a Glauce está preparando o Natal em sua casa com muito cuidado, observando os menores detalhes, quis fazer um calendário do Advento para trabalhar com seus netos. Quando viu este anjinho, enfeite de porta, em uma revista logo pensou nas crianças. Aí me veio a ideia de juntar o anjinho e o calendário. Saiu então este trabalho:
O que mais me encantou foi a proposta diferente da Glauce para colocar o Tempo de Advento nas atividades com as crianças, ideia elaborada com a ajuda do neto mais velho, Vitor: em cada dia o Vítor e a Gabriela(o Tiago é pequenino ainda) vão refletir um tema com a avó. Depois vão escrever uma pequena oração de acordo com o que foi discutido e colocar no bolsinho do dia, até completar o calendário de Advento - PREPARAÇÃO PARA O NATAL.
E SABEM O QUE JÁ FOI DISCUTIDO HOJE? A OBEDIÊNCIA!
No grande bolso do dia 25 eles vão colocar os seus agradecimentos a DEUS!



Parabéns Glauce, pela bela forma de utilizar o Calendário do Advento!!!

Aqui a artesã com o netinho que queria aparecer nas fotos.
E o Vitor mostrando orgulhoso o que a avó fez para eles.(desculpem a qualidade da foto e foquem na felicidade do menino).Falta a Gabriela que estava na aula de balé.

UM POUCO SOBRE O ADVENTO:
O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Esse tempo possui duas características: Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de Dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus!

O tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições, etc.

O Advento também é tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da Sua vinda. É necessário que "preparemos o caminho do Senhor" nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n'Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Quem se anima a seguir o belo exemplo da Glauce?

Um grande beijo,
Iêda

7 comentários:

♥alba♥ disse...

Que lindo adorei a história do ADVENTO, como agente fala de um assunto sem nem menos saber o quanto rico ele pode ser não é mesmo,amei.
Parabéns por nos passar um pouquinho ou muito para mim, sobre o assunto.
O calendário ficou rico e lindo,
beijim!!!

Elaine disse...

Adorei a idéia de estimular a reflexão e a oração através dos dias que antecipam o Natal pelo calendário. Parabéns Glauce.
E ficou lindo, né Iêda?! Beijos, Elaine.

Anônimo disse...

Oi Iêda;Será que sou a primeira amigaluna a dar os parabéns?Queria entrar aqui bem cedo,mas não foi possível.Parabéns pelo seu dia.Que o Espírito Santo continue a derramar em abundância os dons sobre vc.Deus te abençoe.Obrigada a vc ,Alba e Elaine pelos comentários feitos.Tenho plena consciência que consegui aproveitando seu talento.Abraços,Glauce.

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi Ieda
Gostei da ideia
Que bonito
Parabens

Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas disse...

Oi querida adorei a proposta de colocar todos os dias , reflexão muito lindo espírito de Natal parabéns amiga bjs com meu carinho sempre Leila

Edna disse...

Oi Minhosa
saudades amiga
Adorei a idéia da Glauce, que bom que ela vai conseguir tirar a atenção dos pequenos dela do consumismo que envolve a imagem do papai noel e mostra-lo o verdadeiro sentido do Natal e a razão de ser que é o menino Jesus.
Parabéns a vcs duas, maravilhosas!
Bjks!

Maru disse...

Ieda:
Feliz Cumpleaños, que tengas un lindo dia al lado de tu familia y que Dios te siga iluminando con ese maravilloso don que tienes en la manos para hacer cosas lindas.
Muy bonita la historia del Adviento y el calendario.
Felicidades,
Maru.