"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um n0vo fim."
ChicoXavier
Olá amigas!
Hoje vim mostrar um trabalho lindíssimo e antigo, que não podemos deixar desaparecer: o crivo.
Segundo historiadores do bordado, crivo é todo bordado aberto, isto é, aquele bordado de onde retiramos alguns fios e bordamos no espaço aberto que resultou desta retirada.
Na prática dá-se nomes diferentes conforme o resultado dos pontos. Temos nessa categoria as bainhas, o rechilieu além do próprio crivo que pode receber vários pontos sobre ele formando trabalhos de encanto sem igual! Isto sem contar o labirinto... ah!. E o boa noite?! Estes ainda não me aventurei a fazer...
Mas gosto de inventar, de facilitar, no intuito de incentivar, através de um trabalho mais fácil, que se animem a fazer o mais complexo.
Uso a palavra complexo porque incuto em minhas alunas que difícil só existe até que aprendam, mas que o complexo continua complexo porém conseguimos fazer cada vez mais rápido e perfeito.
Neste ano nosso crivo será variado. No início vamos usar talagarça fina, aquela de fazer tapete, como base ao invés de crivar o pano. Vamos assim saltar a etapa mais demorada. Sobre a trama aberta da talagarça é só fazer o ponto cerzido formando a figura. Como esta logo abaixo:
Aqui está a toalha de bandeja de talagarça com crivo. Contornei o motivo central com uma carreira de ponto cerzido e falta o acabamento em crochê feito com a linha do bordado, tom sobre tom.
Nesta usei linha amarela para verificar se em outra cor é mais fácil perceber se está certo o ponto.
Esta foi a 1ª experiência. Bordei, fiz o crochê e lavei para verificar se dava certo. Não é que deu?
Eu mesma preparo os riscos dos crivos pela falta de revistas especializadas.
Uso partes de receitas de crochê filé de acordo com meu espaço.Também de ponto cruz.
Numero as linhas de uma folha quadriculada do tamanho que preciso e vou cobrindo quadrinhos até ficar de acordo, como no 1º desenho. A seguir copio meu desenho em outra folha ,também quadriculada, usando caneta hidrocor e monto uma pasta. Como as folhas coloridas abaixo.Muitos riscos são criações minhas.
As alunas copiam em xerox e encadernam.
Já fiz para minhas alunas 2 apostilas. A rosa acima( que está no rascunho inicial) faz parte da apostila de crivos centrais. As folhas coloridas são da apostila de barras de toalhas . Todas de trabalhos realizados em 2007 e 2008, trabalhando sobre micro etamine. Agora vamos usar em talagarça. E neste material já estou compilando riscos para quadros de parede. Aguardem...
E aceito sugestões!!!!
Até breve amigas, bordadeiras ou não. Todas estão no meu coração!!!!