terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COMO FAZER PONTO CASEADO COM MISSANGAS

"O artesanato para mim é uma oportunidade de crescimento cultural e pessoal, além de retorno financeiro.Quando estamos juntas esquecemos os problemas, as tristezas e é um momento só nosso".
Cidinha - amigaluna




Queridas amigas,
são muitas as vezes que recebo pedido sobre como bordar este ou aquele ponto.Pois muito bem, algumas dicas fotográficas de passo a passo eu vou postar mais frequentemente.
Começando hoje, aqui vai o PAP de ponto caseado.Só que neste eu usei missangões para dar efeito na lateral do coração de feltro, um sachê.

AQUI VAI: PONTO CASEADO COM PEDRARIA

É o ponto com o qual prendi os missangões em volta das duas peças. Uma das formas de fazer isto. As variações virão depois.
No coração vermelho, que fizemos em uma das oficinas de janeiro, usei também o ponto alinhavo que fica para outra vez.



Estes sachês vão fazer parte da feira de bordados do mês de maio. Para perfumar as gavetas das mamães.

Vamos ao ponto, bem detalhado para não deixar dúvidas.Mas se precisar é só perguntar.

Corte duas vezes o molde em feltro. Ponha na agulha a linha escolhida. Podem usar a mesma cor, a cor matizada, uma cor contrastante a gosto de cada uma, o branco para tudo, o preto para tudo, linha mais grossa, mais fina...Esta é a parte da criatividade, do gosto pessoal.Fica sempre por conta das alunas. Mas eu nunca deixo de dar um tempinho para que exercitem a aula de harmonia de cores . Uma boa dica que aprendi com a Beth, do blog PEQUENAS MARAVILHAS EM FELTRO E TECIDO http://ateliebeteelu.blogspot.com/ , é usar linhas para pespontos.

Como esconder o nó da linha? Assim: levantar uma das partes e enfiar a agulha na outra peça, saindo com a agulha para trás.
Agora fechar as duas partes e enfiar a agulha na frente, no mesmo rumo do nó que está no meio e sair com a agulha na parte de trás., próximo de onde já estava a primeira linha.
Ficou uma volta de linha passada na beira do feltro. Para começar o caseado, só neste ponto faça como eu estou mostrando na foto: na beirada do feltro passe a agulha por trás do ponto feito. É só para a linha ficar bem do lado do coração...
como estou mostrando aqui. Agora enfie uma conta na agulha e ...
leve a conta até encostar no feltro.
Vamos então para o segundo ponto:calcule o espaço que a missanga vai ocupar. Pode deitar a continha no lado do feltro.Enfie a agulha como mostra a figura abaixo , dando atenção à posição da linha por baixo da agulha, e...
puxe a linha que o ponto vai ficar assim. É só enfiar a agulha de novo, colocar a continha, puxar o fio de linha e fazer outro ponto, e outro, até contornar quase todo o coração.
Deixe uma pequena parte sem fechar para colocar o enchimento, assim:

Depois de cheio do seu agrado, continue fechando o coração com o ponto caseado com pedraria até encontrar o início do trabalho, como aí embaixo. Colocar então a última conta e passar a agulha sob o 1º ponto, para ficar como a próxima foto.
Dar um nó e enfiar a agulha até sair em outro lugar da beirada e cortar o fio de linha.
Decore a seu gosto com colagens, como no coração rosa,dê uma injeção (sempre tenho em casa uma seringa descartável fininha, dessas para vacina) de essêcia diluida em álcool e espalhe sua arte perfumada aos quatro ventos. Depois é só colher os abraços.
Quanto ao coração vermelho, deve ser bordado antes de fechar os feltros.

Espero que apreciem e aproveitem criando peças incríveis.

domingo, 29 de janeiro de 2012

BORDANDO TIMÓTEO

"Não existe depressão, stress e mau humor que resistam às aulas de bordado".
Terezinha Maria - amigaluna



Este ano resolvi (e convenci minhas amigalunas ) homenagear nossa cidade de Timóteo.

Dentre os 853 municípios mineiros figura a cidade de Timóteo, localizada na Região Metropolitana do Vale do Aço, com cerca de 81.000 habitantes.Tem parte do seu território dentro da superfície do Parque Florestal do Rio Doce, a primeira unidade de conservação estadual de Minas . É um município com alma gentil, tipicamente mineira.Desde a fundação da Companhia Aços Especiais Itabira-ACESITA, no município de Timóteo, a cidade cresce, modifica-se, moderniza-se, com o aço consolidando o desenvolvimento regional.Independentemente do seu grau de desenvolvimento, o mineiro, fiel à suas origens, nunca esquece as suas raízes culturais. As influências são as mais variadas; tem um pouco dos europeus, dos escravos africanos e dos indígenas, nesta região especificamente dos Botocudos.


Vindo de BH, os viajantes deparam com esta escultura bem na divisa entre Timóteo e Coronel Fabriciano .E o que divide as duas cidades é o Rio Piracicaba. Mas a escultura apresenta 3 figuras entrelaçadas; é que seguindo a Coronel Fabriciano está Ipatinga. Eu costumo dizer que a BR 381 sobe o morro do bairro Caladinho em Fabriciano e desce em Ipatinga.Essas três cidades estão representadas nessa escultura. Entrelaçadas, como a história dos 3 municípios. Como as pessoas dos 3 municípios.

E A NOSSA HOMENAGEM?
BORDAR TIMÓTEO, SÓ PODIA SER!!!!
Como? Vejam como será:
Aqui estão dois pontos de Timóteo, a Prefeitura e a Igreja Matriz de São José.



Estes e outros muitos pontos eu estou fotografando, pegando fotos antigas, buscando ajuda na Prefeitura e com os amigos. É que vou fazer o desenho destas fotos usando poucas linhas, só as necessárias para haver identificação do local. E vamos bordar com pontos livres, pontinhos da vovó, aqueles tradicionais bordados mineiros.Estou 24h focada nisso. E espero conseguir o produto desejado para expor durante as festividades do aniversário da cidade, em abril.Tenho fé absoluta que será uma exposição muito significativa. Minhas alunas já estão se identificando com a parte que vão bordar de acordo com suas histórias de vida.Precisa melhor?

Então, amigas, aguardem. Espero e confio que será um sucesso.Vou fazer o melhor que puder.
Começamos em 06/02/12.

Beijos, Iêda

sábado, 28 de janeiro de 2012

SACHÊS OU AROMATIZADORES

"Para mim, aula de bordado é calmante porque eu esquecia muito as coisas, hoje não. É alegria, amizade, sabendo muito que saio de casa feliz para vir até a aula."
D. Teca - amigaluna


Este aromatizador tão lindo, a minha filha Ada ganhou de presente da Cida (http://www.flickr.com/photos/cidaartes/ beijos,Cida!) em um encontro de Flikeiras que aconteceu em BH.Desde que vi eu queria ensinar às alunas. Pois não é que chegou a hora? Oficinas de janeiro!!! E lá fui eu fazer o meu pingente cheiroso para verificar passos e material.
Saiu assim,meio igual...Não usei sagu porque não tinha em casa. Nem micro tule pelo mesmo motivo. Então fiz experiência: sagu por enchimento e micro tule por tule comum.
Com essência de jasmim.

Aí todas colocando as peças de acrílico na fita.

Podem ver na mesa o cordãozinho de pedraria pronto e elas fazendo o sachê de sagu. Usei o sagu mesmo por ficar uma peça mais bonita e de fácil fixação da essência. Levei todos os Kits já aromatizados. Aula tão cheirosa assim eu nunca havia dado. Hummmmmm!!!!
Agora devemos ajeitar o tule para igualar a roda do franzido.
Quase pronto!!!
A turma está unindo o sachê perfumado ao pingente de pedraria. Assim podemos variar o uso do nosso aromatizador: pendurar no cabide, na maçaneta, na beira da cama, no porta anel, no cabideiro do banheiro, na bolsa, no carro, no..., na..., no..., na...(para que vocês preencham,ok?) além de colocar nas gavetas.
E todas "gloriosas e perfumadas" com sua produção na mão.
Como eu sabia que seria um trabalho muito rápido, levei dois modelos para a oficina. Na fila de trás estão, da esquerda para a direita, a 1ª, Célia e a3ª, Meire. Elas não puderam ficar mais. Por isso estou mostrando agora estas duas queridas amigalunas.
E vamos para a outra oficina: um sachê ou aromatizador em feltro bordado com missangões.

Agora não.
Depois eu mostro.
Beijos para minhas queridas que por aqui passarem.
Iêda

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O "ESPÍRITO SANTO" ABENÇOANDO AS OFICINAS

"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor.
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
E renovareis a face da terra".



O Divino Espírito Santo, com sua luz sempre presente em nossa vida, foi o tema de outra oficina de janeiro. Aprendi na Feira Nacional de Artesanato.E hoje Ele está em alguns lares com sua alegria e suas bênçãos. Eu acredito!

Material básico: jornal, chita, feltro e CD.

Um círculo de chita vai virar um fuxicão com o CD dentro.

Hora de enrolar canudos de jornal.
Olhem o fuxicão aguardando os raios do E.S.
Tiras de chita vão cobrir o jornal dos canudinhos.

O fuxicão será o apoio para a Pomba sagrada e os canudos cobertos serão os raios que o Espírito Santo derrama sobre nós, os seus dons.


Montando o suporte para o Espírito Santo.



"FALHA NOSSA!!!!!!! NÃO FOTOGRAFEI AS AMIGALUNAS BORDANDO NO FELTRO O ESPÍRITO SANTO! OLHEM COMO FICARAM LINDOS!"








Deixei a foto mais de longe para explicar que o tamanho dos raios depende do gosto de cada uma.É só cortar as pontas como quiser ou precisar, dependendo do seu espaço.Não se esquecer de passar cola novamente onde cortou, como garantia de não desfiar.
E aqui estão algumas das amigalunas que fiseram esta oficina. Outras foram embora mais cedo por causa de outros compromissos.
DINORÁ
ELISA
HELAINE
LEILA
ANETE
MEIRE

DEUS,
QUE INSTRUISTES OS CORAÇÕES DOS VOSSOS FIÉIS
COM A LUZ DO ESPÍRITO SANTO,
FAZEI QUE APRECIEMOS RETAMENTE TODAS AS COISAS,
SEGUNDO O MESMO ESPÍRITO,
E GOZEMOS SEMPRE DE SUA CONSOLAÇÃO.
POR CRISTO, SENHOR NOSSO, AMÉM.


Beijos, Iêda