"O homem verdadeiramente previdente não diz tudo que pensa, mas pensa tudo quanto diz."
Aristóteles
O ponto corrente é muito usado nos bordados. Tanto sozinho, sendo em uma carreira, duas ou três, ou compondo trabalhos que usam mais pontos como o Bordado Maiorquino.
A minha amigaluna Marta, do núcleo Cachoeira do Vale, é uma cuidadora de idosos que necessita dos trabalhos manuais para contrapor ao peso do seu ofício.Ela entrou para a turma há pouco tempo e já bordou vários panos de copa. Vejam este de flores e frutas:
Pedi à Marta que bordasse devagar para eu ir fotografando os passos do Ponto Corrente, que ela aprendeu tão bem.E aqui está então o
PONTO CORRENTE PASSO A PASSO:
1º-
Enfiar a agulha de baixo para cima, onde vai se iniciar o bordado, como no pano de amostras da Marta.
2º
Puxe toda a linha e
3º
segure a linha na posição mostrada. É para dar tensão ao ponto. Vejam que a linha passa por baixo do dedo, faz uma curva em frente ao lugar que está sendo bordado, o risco da folha.
4º
enfie a agulha no mesmo lugar onde saiu a linha que está segura e apareça com a ponta um pouco à frente, seguindo o risco. Esta distância onde a agulha entrou no pano e saiu a sua ponta, será a medida, o tamanho do Ponto Corrente. Deve ser igual em todos os pontos . Isto, mais a tensão do ponto(segurar para a linha para ela não ficar frouxa) vão dar uniformidade ao seu bordado.Reparem que a linha continua dando uma volta em frente ao risco.
5º
puxe devagar a agulha e a linha que fazia uma volta em frente ao risco vai fechar como um elo.Não aperte muito pois o elo pode perder sua forma.
6º
segure novamente a linha para continuar a tensão do ponto e
7º
enfie a agulha dentro do elo formado e saia um pouco à frente, na mesma distância do ponto anterior.
8º
puxe novamente a linha com cuidado para não apertar a laçada que se formou.
9º
Repetir o 7º passo : enfiar a agulha dentro do último elo formado e
10º
aparecer um pouco à frente, seguindo o risco, e
11º
puxar a linha para fazer outro elo da corrente.Agora você já sabe fazer o Ponto Corrente. É só repetir os elos enquanto precisar.
E esta é a minha amigaluna Marta, que me ajudou a montar este passo a passo para vocês.Ela está trabalhando no seu mostruário de pontos livres.
Se vocês tiverem acesso à revista Lavores del Hogar, vão encontrar lindas peças bordadas só em ponto correnteÉ um ponto completo, que vale a ebordar.
Uma boa semana para todas, com a paz do Senhor sempre junto à todas nós.