"O ideal é ainda a alma de todas as realizações."
Getúlio Vargas
E aqui estamos com mais vagonite.
Desta vez chegam barras bordadas em tecido etamine.
Este pano de bandeja foi presente de aluna.
Este outro é um mostruário nomeado "vagonite para dia de preguiça", já que o viés (ou qualquer outra tira) faz a metade do trabalho:
Agora mais presentes, que merecem uma explicação: a mesma aluna me deu 6 passadeiras...
Mostro as outras depois, todas de vagonite:
VAGONITE - PAP I
A primeira ação ao fazer vagonite é identificar ,no tecido, as carreiras onde você vai bordar.
No tecido vagonite elas estão em uma só direção, como mostra a foto. Você borda passando a agulha pelos três fios que estão soltos, em sequência na carreira, esperando pela sua linha, como pode ver abaixo:
Já no tecido etamine encontramos carreiras verticais e horizontais.Isto permite fazer cantos, virando a barra para contornar todo o trabalho, se quizer. Depois mostro a diferença de virar a quina no tecido vagonite e na etamine. Vejam abaixo as direções das carreiras na etamine:
Vamos trabalhar com etamine porque é mais fácil seguir as carreiras neste tecido.
O PAP de hoje é do ALINHAVO em linha reta. Passa-se a agulha por baixo dos 2 (no vagonite são 3) fios soltos das carreira, sempre indo para a frente.
Se passarmos fios em todas as carreiras, um abaixo do outro, o trabalho fica com os pontos desencontrados como podem ver :
Mas, se passarmos o fio saltando uma carreira, os pontos não desencontram ficando cada ponto de baixo na direção do ponto de cima. Observem:
É muito importante definir as carreiras de bordado . Elas variam de acordo com o modelo.
Devemos fazer uma boa e certa leitura do risco antes de começar o trabalho.
Nada desanima tanto quanto desmanchar e fazer de novo. Se bem que isto se chama persistência, que é uma virtude que devemos cultivar...
Se você quer aprender esta maravilha de bordado comece praticando o alinhavo. Treine com criatividade, variando cores e distâncias entre carreiras.
DESAFIO DO PAP:
Bordando alinhavos na vertical e na horizontal, combinando cores e alternando distâncias entre algumas carreiras, forma-se o Vagonite Xadrez. Tente! Invente! !
Mas não se esqueça de postar e me chamar para ver, hein!!!!
Depois eu mostro o meu.
É isto por hoje.
Na quinta feira eu volto com mais uma parte da série.
Espero que estejam aproveitando ...
Estou pondo muito carinho nestes pedacinhos de mim para vocês!
Beijocas!!!