quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PRIMAVERA

"Desperta...levanta-te, não te detenhas até encontrar a meta."
J.F. Alexander

Primavera

Cecília Meireles



A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.


Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.


domingo, 18 de setembro de 2011

SAUDANDO A PRIMAVERA

"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira."

Che Guevara


SAUDANDO A PRIMAVERA
2ª atividade
Amigas, como esta proposta pode demorar a ser feita por algumas, estou lançando as inscrições com antecedência. É que, aquelas amigas que puderem participar, deverão fazer ou escolher dentre algum trabalho já feito, UMA FLOR. É a primavera chegando aqui também.

Como participar com esta flor:
*postar no seu blog e dizer que é comemoração dos 3 anos do Agulhas e Sonhos,
*escrever a técnica do trabalho com o qual você está saudando a primavera,
*comunicar neste post que quer participar e com qual trabalho de flor,
*e aguardar o desfile que vou fazer colocando seus trabalhos em uma postagem especial, e a seguir, sorteando o que vai levar o mimo.

Ah! Os MIMOS! Ainda não falei??? Mas vou falar... É só esperar mais um pouquinho.
Vai ficar tudo explicadinho.

Por hoje vou colocar uma prévia do que será o desfile oficial. Este aqui é com trabalhos meus, das filhas e das amigalunas. Só uma preparação.
Vamos lá?
Iêda Klein- pintura
Sônia- tricô
Avelina- ponto x duplo
Isa Klein- origami
Iêda Klein- ponto estrela
Iêda Klein- hardanger
Iêda Klein-decoupage
Iêda Klein- ponto oitinho
Sueli- richelieu
Ada Klein- fuxico
Iêda Klein- feltro
Ada Klein- botões
Ada Klein- feltro
Milagre da natureza em meu jardim
AGUARDO ANSIOSA SUAS CRIAÇÕES.
AMO VOCÊS TODAS.

Beijos, iêda

sábado, 17 de setembro de 2011

O QUE FAZ UM PONTO HASTE!!!!

"Se você sabe fazer cócegas em si mesmo, poderá rir quando quiser."
provérbio russo


PRISÃO PERPÉTUA !!!

Assim a Sueli denominou este trabalho. Mas não foi culpa minha, não! Ela chegou para a aula com duas almofadas de um lindo tecido, numa cor mais linda ainda. Eram para sua cama, Só que ela queria com muuuuuuito bordado. Em ponto haste. O risco? Era para eu fazer, tendo por base um bordado de uma das minhas revistas.


Ao terminar a aula e ficarmos sozinhas...toca a adaptar o risco escolhido. Com a Sueli pertinho de mim, fui desenhando, desenhando, galho a galho, flor a flor. E a Sueli: mais aqui... uma pequena... outro galho...E deu o que vocês estão vendo.



Mas... na aula seguinte...

"tá doido! o que você fez foi uma prisão perpétua... Bordo...bordo...bordo...e ainda tem muuuuito bordado pela frente."



Mas entre as qualidades da Sueli se destaca a perseverança. Ela termina os trabalhos. E cada um maior e mais trabalhoso que outro.
Aí está o resultado! Duas almofadas de encantar! Foi como ficamos todas as colegas: encantadas! Mas alguma se animou a fazer igual???? O que? Este bordado de doida? Só a Sueli!








PARABÉNS, SUELI!

Sueli é uma amigaluna que merece todo nosso carinho porque quer sempre ir além. E vai. E leva as amigas com ela pelo exemplo, pela pessoa linda que é.

E de Belo Horizonte ela continua pertinho de nós e presente no blog que estrá sempre de braços abertos para ela.

E para todas as amigas reais e virtuais.

Beijos, Iêda

sábado, 10 de setembro de 2011

CONVITE

"Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito."
Luis Fernando Veríssimo


Dia 18 de outubro de 2008 nasceu o "Agulhas e Sonhos", o blog delas e meu, onde estaríamos sempre eu e elas. Elas, com seus trabalhos manuais, mostrando o meu trabalho como professora.
E não é que deu certo? Estamos com quase 3 anos.
Neste tempo nunca estive tão sem tempo como agora. É que em 2011 voltei ao meu antigo trabalho na Prefeitura, "Instrutora de Artesanato para a 3ª idade, no Programa Humanizar".Só que com uma carga horária muito maior que antes. Por isso tenho deixado comentários sem resposta, tenho deixado de comentar quando visito, tenho sumido por dias...Mas estou , aliás estamos, trabalhando muito. E o blog iniciado por causa delas, continua de pé por elas.


Mas... se elas trabalharam para me dar o que postar...
vocês incentivaram com as presenças como visitas, como seguidoras, como amigas virtuais...
com selinhos, convites, referências,indicações...
com palavras que embalam os sonhos e valorizam as agulhas.
Obrigada, amigas! Sem vocês as Agulhas já estariam sem linhas e os Sonhos...em pesadelo!

E por isso, dia 18 de outubro de 2011, o Agulhas e Sonhos sonha com seu terceiro aniversário!!!
Como é bom!!!
Bom fazer festa!
Bom receber amigos!
Bom contar com vocês!
Não posso deixar de comemorar, né?

Assim...tchan tchan tchan tchan....
Aqui vai a programação da festa:

1- dia 25 de agosto fiz o primeiro contato na postagem "E aí! Estão atentas?" E já nesta data tive amigas aceitando meu convite.
2- em 4 de setembro deixei outro lembrete e já tive respostas também.
3-hoje estou clareando as ideias.
Serão várias formas de participação, como esclareço a seguir:

**** 1 -"Aceitam participar de minha festa de aniversário?"
Esta é a primeira forma.
Ao aceitar o convite, em comentário nesta postagem, já está concorrendo a um mimo feito por mim, com muito carinho. E está valendo desde AGORA!!!!!

**** 2 -"Saudação à Primavera"
É outra forma de participar. Como?
Cada uma em sua técnica, seu jeito lindo, sua arte, deverá mostrar em seu blog uma flor . Em tricô, crochê, papel, plástico, feltro, lata, madeira, linhas e tecidos...borracha, TNT, alumínio...desenho, pintura, colagem... etc...etc...
Hummmmmm! Já posso até sentir muitos perfumes.
Você mostra sua arte, homenageia a primavera, e posta no lugar adequado-ainda não é hora. Coloquei aqui para que as amigas que quiserem participar possam ir preparando sua flor. Ou pode ser postagem já feita .Só relembrar.Na data combinada posto todas as flores e ...sorteio um mimo.
Aguardem, por favor.

**** 3- "Minha palavra colorida".
É amigas! Vão pensando em uma palavra que você goste. Pensem numa cor para ela... e aguardem que aí vem coisa! E vem junto outro sorteio também! Até...

**** 4- "Eu quero ganhar presentes!".
O que será que eu quero, hein? O que será? Já sei que são 3 coisas.Coisas que vocês terão que descobrir. Mas... como, depois eu conto. E tem presente sorteado para vocês também aqui . É presente prá lá e prá cá.

**** 5- "para receber Noel".
E o bom velhinho pode ficar de fora? Claro que não. Se quiserem participar desta forma, vão separando algum trabalho seu, de amiga com os devidos créditos, encontrado na net, também com os devidos créditos.Será fácil participar. É só escolher uma ideia prática, um modelo de enfeite para o natal, postar, avisar que postou quando eu iniciar a brincadeira .Na data marcada vou pegar os modelos e postar todos juntos. Você vai participar de mais um sorteio e as amigas terão várias ideias de coisas lindas para decorar a casa no Natal.

É isso amigas!
5 participações.
5 mimos feitos por minhas alunas e eu.
Podem participar do que mais gostar, de algumas , de todas...
Eu gostaria de muitas pessoas na festa.
Conto com sua presença.
E a participação nº 1 já está valendo!!!


Beijos, Iêda


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MANTAS DE BEBÊ

"É o coração que nos faz eloquentes".
Quintiliano



D. Geralda é uma vovó muito querida nas minhas turmas. Falo nas, plural, porque ela costuma me acompanhar em mais aulas durante a semana. E ainda participa de turmas especiais que são formadas de vez em quando, como a turma das vovós, quando bordamos só enxovais para nossos bebês. 
Aqui estão duas mantas que a D. Geralda fez. Depois que ficaram expostas, foram muitas as encomendas. D Geralda mandou manta até para os Estados Unidos. 
Além de bordadeira, é um amor de pessoa!

E vamos aos  trabalhos:
Em tecido vagonite especial para fitas , com bordado em pontos  rococó e aresta, nos quadros formados pelo alinhavo de fitas.





Esta em tule bordado com lã família matizada, em ponto cerzido.




É uma artista essa minha amiga, não acham?

Beijos para vocês do outro lado do teclado e que também são artistas que eu amo, cada uma no seu estilo.
Fiquem com Deus.
Iêda

HINO DA INDEPENDÊNCIA


Eu amo nossos hinos oficiais Hoje me emocionei ao ouvir, na praça da minha cidade, o Hino da Independência. E fui pesquisar algo para colocar aqui.  Achei este texto na net

Se a arte imita a vida, podemos notar que a história do Hino da Independência foi tão marcada de improviso como a ocasião em que o príncipe regente oficializou o fim dos vínculos que ligavam Brasil a Portugal. No começo do século XIX, o artista, político e livreiro Evaristo da Veiga escreveu os versos de um poema que intitulou como “Hino Constitucional Brasiliense”. Em pouco tempo, os versos ganharam destaque na corte e foram musicados pelo maestro Marcos Antônio da Fonseca Portugal (1760-1830).
Aluno do maestro, Dom Pedro I já manifestava um grande entusiasmo pelo ramo da música e, após a proclamação da independência, decidiu compor uma nova melodia para a letra musicada por Marcos Antônio. Por meio dessa modificação, tínhamos a oficialização do Hino da Independência. O feito do governante acabou ganhando tanto destaque que, durante alguns anos, Dom Pedro I foi dado como autor exclusivo da letra e da música do hino.
Abdicando do governo imperial em 1831, observamos que o “Hino da Independência” acabou perdendo prestígio na condição de símbolo nacional. Afinal de contas, vale lembrar que o governo de Dom Pedro I havia sido marcado por diversos problemas que diminuíram o seu prestígio como imperador. De fato, o “Hino da Independência” ficou mais de um século parado no tempo, não sendo executado em solenidades oficiais ou qualquer outro tipo de acontecimento oficial.
No ano de 1922, data que marcava a comemoração do centenário da independência, o hino foi novamente executado com a melodia criada pelo maestro Marcos Antônio. Somente na década de 1930, graças à ação do ministro Gustavo Capanema, que o Hino da Independência foi finalmente regulamentado em sua forma e autoria. Contando com a ajuda do maestro Heitor Villa-Lobos, a melodia composta por D. Pedro I foi dada como a única a ser utilizada na execução do referido hino.
 
Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.


Na verdade, não é bem assim, não estamos assim tão independentes.Mas eu particularmente, quando vejo, ouço, fico sabendo de tantas coisas difíceis de outros povos, dou graças a Deus por ser Brasileira! 
E o meu coração é sim, verde e amarelo!!!!!

Beijos.
Paz.
Liberdade.
Amor.
Patriotismo.
Esperança. 
Confiança...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

BORDADOS DELICADOS - DELICADAS TOALHAS

"Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos ou não  somos coisa nenhuma."
Monteiro Lobato


Mais algumas toalhas com bordados "da vovó". É assim que muitas pessoas chamam estes bordados antigos, delicados, que quase sumiram do cotidiano  com a industrialização em massa. Graças a Deus eles voltaram com força.E hoje embelezam vários trabalhos.Como estas toalhas, ainda da turma do Santa Maria.

Neuza optou pelo branco no branco. Elegante... clássico...lindo!


Solange ficou com um tom de uvas suculentas, um tom chamativo...apaixonado...


Sônia nos encantou com a serenidade do azul. Doce...tranquilo...pacífico...


Cada amigaluna deixando muito de si em cada peça. Adoooooooro!!!!!!!!!!

Beijos, Iêda

domingo, 4 de setembro de 2011

OUTUBRO- 3 ANOS DO BLOG

Amigas, já não vejo a hora de nossa festa. Podem aguardar que o convite está saindo do forno! Quero uma festa animada! E preciso de vocês para tal. Mas eu conto com vocês, é claro!!! Afinal vocês incentivaram esta caminhada.
Aguardem...


Beijos.
Linda semana.
Muitas criações.

sábado, 3 de setembro de 2011

DELICADAS TOALHAS

"As pequenas coisas parecem ser nada, mas elas trazem a paz."
Mahatma Gandhi


Quando o trabalho de um grupo chega ao outro é aquele auê! Todas querem fazer também. E é por isso que mostro tantos trabalhos na mesma técnica. Como é o caso das toalhas bordadas no bordado inglês. Estas são do bairro Santa Maria, que eu não havia postado ainda.


A Cibelle fez um jogo rosa e branco.





A Rosimeire, que chamamos Meire, bordou o branco com lilás.

 E também branco com rosa, onde acrescentou sua inicial



 Espero que tenham gostado das toalhas. Quem sabe uma dessas venha a ser um dos mimos do aniversário, né?


Depois mostro das outras. Por hora, muitas felicidades para os que me visitam.
Beijos, Iêda

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BORDADO EM TECIDO XADREZ




"Quando abrimos um livro descobrimos que temos asas."
Helen Hayes


O tecido xadrez é sempre objeto de trabalho.  Hoje trago mais alguns pequenos paninhos feitos pela turma do Bairro Santa Maria.



O 1º trabalho da Ana:


 O 1º trabalho da Sandra:





 Mais um trabalho da Heloisa. Desta vez um jogo para sua cozinha




 Outro trabalho da Sônia:


Mais um bordado da Neuza:

Mesmo que escolham o mesmo modelo para aprender ou praticar, cada uma coloca suas cores e seu acabamento.

Tenham um lindo final de semana.E se preparem para o aniversário do Agulhas.
Beijos, Iêda