Aqui estamos, a Sueli e eu. Ela gosta de inovar, por isso bordou agulha mágica em tecido xadrez. E ficou muito bom, não acham?Ah! Outra coisa. Parece uma vovó? Mas é.E é uma querida amigaluna.
Mas hoje quero mostrar outro trabalho dela. O Richelieu.
O uso deste bordado em indumentárias, se consagrou na França.
O poderoso Cardeal Richelieu da corte de Luís XIII de França emprestou o seu nome a este tipo de bordado, tendo sido a ele que se deveu a ordem de serem substituídas as luxuosas rendas que a França importava então da Itália, por bordados sobre linho.
Hoje toda a casa se enfeita com peças bordadas nesta técnica, e é difundido no mundo todo, principalmente bordada à máquina, apesar de encontrarmos exímias bordadeiras do ponto richelieu à mão.
Sueli está bordando o richelieu à máquina. Não fui eu que ensinei. Só faço este trabalho à mão. Mas como a Sueli é amigaluna muito mais amiga que aluna, e está sempre junto, sempre presente, trouxe estas lindas peças para nossa aula. Uma pronta e outra quase. Logo quis mostrar a vocês.
São toalhas de rosto. São um luxo de toalhas de rosto.
O interessante é que a Sueli resolveu colocar o bordado rechilieu em uma barra xadrezinha, combinando com a toalha. E não é que a peça ficou linda! Quem quer uma toalha desta?
Todas as amigas querem. Por isso ela vende tudo que borda. Esta verde ainda nem está pronta e já tem dona.
Mas temos que admitir que o trabalho da Sueli é lindo. Não é?
Essas minha amigalunas são tudo de bom!!!!!!!!
E aí. Vamos bordar richelieu?
Beijos e bom domingo.
Paz no coração.
Iêda
"Sentido de vida não se dá de presente a ninguém; é conquista e descoberta de cada um".
Theresinha M. Lima da Cruz