domingo, 28 de fevereiro de 2010

CONCENTRAÇÃO X RESULTADOS

"Comece fazendo o que é necessário.
Depois, o que é possível e, de repente, você estará fazendo o que é impossível".
São Francisco de Assis


Vejam a concentração dessas alunas. São amigalunas com aulas às terças feiras, no bairro Santa Maria. As aulas acontecem na Área de Lazer da Associação do Bairro, onde temos local para festa, churrasco, campos de jogos, parque infantil, muito verde, palco...
Estamos numa das áreas de churrasco. E como trabalham, hein? Quanto empenho! Por isso, também, apresentam tão bons resultados , tão lindos bordados...
Mas não existe sempre tanta concentração. Também existe muita descontração... E rimos, e falamos abobrinhas, e comentamos situações do município, e festejamos o de bom, e empurramos para longe o de ruim, e damos as mãos, e ouvimos quando necessário... E ainda copiamos o trabalho das outras. É só achar bonito que estamos todas fazendo igual. Que tempo bom!!!!
Em postagens anteriores já mostrei trabalhos da Heloisa, da Terezinha, da d. Geralda. Hoje vou mostrar 2 panos de prato da Neuza. Ela vende tudo que borda. Também, ficam tão bem feitos!
Vejam:
Em um deles ela fez cachos de uvas em crochê e prendeu no pano.


Depois fez o bico com os mesmos cachos:

Agora o pano inteiro e desculpem a qualidade das fotos:

Neste outro ela brincou com o crochê e deu este lindo resultado:
Não me canso de repetir: fico mesmo muito orgulhosa de minhas amigalunas!!!!E mostro a vocês com o maior prazer. Afinal, este blog é meu e delas!

Beijos queridas.
Fiquem com Deus!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

ROSA SOBRE ROSA - OUTRA TOALHA

"Quanto maior for o obstáculo, maior será a glória de tê-lo superado."
Molière



Outro presente!
Outra encomenda da Isa para uma amiga aniversariante.
Outra toalha bordada em tom sobre tom, empregando técnica de bainha e pedraria.


Na parte de etamine foram desfiadas 3 carreiras onde foi feita uma bainha simples, mas que foi valorizada pelo uso de pérolas entre os feixes torcidos do tecido.
Entre as carreiras desfiadas foi bordado o ponto x.

Uma barra em pedrarias (pérolas e cristais rosa) finalizou a toalha, dando um charme todo especial ao trabalho.


Aqui aparecem os dois trabalhos executados na toalha.

A toalha foi feita para presentear e como modelo para minhas alunas. Porque algumas pessoas só se animam a fazer quando alguém já fez e elas viram o trabalho. Será uma dificuldade de visualização? Ou falta de exercitar esta faculdade... Não sei dizer, mas respeito e levo as novidades prontas para que todas vejam.

Isto me traz à mente umas palavras de Peter Zarlenga, escritor italiano(se não me falha a memória):
"Primeiro tem de estar em sua mente.
Tornar real em sua mente, em seguida, trazer a ser uma realidade.
O gênio é aquele que vê o que ainda não é e faz com que ele venha a ser".


Amigas, fico por aqui porque estou terminado outra toalha, desta vez em azul , para a Isa (como sempre) enviar para uma amiga em Nova Lima. E ela está azucrinando minha cabeça para ver a dita cuja pronta. Quando acabar a franja, que é só o que falta, venho postar para vocês.

Beijos, Iêda

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PRESENTES... COMO É BOM !!!!!!!!!!

"Para começar, começar.
Peter Zarlenga


O que é um presente. É um objeto ofertado, um mimo, um dom, uma dádiva...
Acho que prefiro dizer que é amizade em sua forma concreta. É a amizade palpável. Pode vir com a pessoa amiga ou através de qualquer meio de transporte. Não importa! É amizade que podemos tocar... cheirar...acarinhar...É concreto como o amigo e é parte da amizade que é abstrata.

Adoro ganhar e dar presentes. Oxalá pudesse fazer isso mais vezes...
Vim mostrar alguns presentes de pessoas queridas.De bom gosto e muita praticidade.

Da minha amigaluna Carmem:
Um cobre jarra com barra em pedraria e espigas de milho em crochê.

Aqui a jarra acompanha a travessa que também ganhou cobertura. O cobre travessa tem ponto corrente e espigas de milho também, para combinar e tornar elegante qualquer mesa!

Para quem gosta, a espiga em destaque:

Espigas de massa colocadas na barra pesam o cobre travessa para segurar contra o vento, tudo combinadinho.


Agora o mesmo tipo de peça em um presente da minha amiga Sônia. Na verdade ela é mais amiga da Isa. Conheceram-se no grupo Origami BH e uma linda ligação de amizade se desenvolveu.
Ela me mandou um cobre lanche para que a mesa fique protegida de moscas até que os venham os comensais. É uma peça maior, para abraçar todas as bandejas do lanche.

É todo trabalhado em fuxicos florais e pontos longos de bordado .

Nos cantos pendem borboletas transparentes de acrílico para pesar a peça de filó.
Recebi dentro de um charmoso saquinho, também de filó. Um luxo de embalagem.

Já imaginaram todas as mesas de uma reunião informal cobertas por lindas peças como estas? Só elogios!!!
Receber qualquer presente é bom. Presentes tão úteis ...é melhor ainda!
Obrigada Sônia e Carmem.

Beijos a todas.
Boa semana que aí vem.

NOVOS SELINHOS

"Faça só uma coisa extrememente bem. Depois, faça a seguinte.
Peter Zarlenga




Quero aqui agradecer a amiga Lin Sousa http://linsousa.blogspot.com/ que me deixou um selinho. Ela escreveu em um comentário, mas eu não consegui acesso ao blog dela para pegar meu mimo. Sendo assim quero deixar um grande abraço a ela e dizer que as amizades são a nossa força motriz, sempre.E dizer também que muitas vezes demoro a responder a estas distições que nos faz quem envia um selinho, por exclusiva luta contra o tempo e as diversas obrigações. Estou realmente precisando me programar melhor ou fazer menos coisas...
Lin, um beijão querida!!!

Recebi também da Gil De Bessa, http://florzinhasepontinhos.blogspot.com/ mais um Prêmio Dardos. Este prêmio valoriza cada blogueiro que se compromete com a ética, com valores morais e culturais, demonstra criatividade e a compartilha suas ações com sinceridade. Eu dedico este Prêmio a todas as pessoas que viram valores em mim e em meu trabalho a ponto de me seguirem, principalmente as 15 últimas seguidoras, já que pedem para repassar a 15 amigas. Neste mundo da Internet, as seguidoras são amizades que nos levam a crescer cada vez mais para justificar tanto carinho recebido.
Obrigada queridas:
Trico e Artes da Minie -ivonete -taniartesecroche -Tudo com Arte -ADRIANA -tulipinha - Emília Artesanato - Cris - Paula Valéria - Pytilika Bisquit Rodrigues - Lúcia Alves Fernandes - Maria Júlia Giovannetti - Dharana - Charmosine Modas - betasilva.

Um grande beijo a todas.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

MAIS FLORES DE FITA

"Tão fora do tempo chega aquele que vai depressa demais como aquele que se atrasa".
William Shakespeare





Neste ano uma das minhas turmas está se dedicando às toalhas. Acho tão interessante observar como as lideranças naturais determinam o rumo das coisas... Basta uma boa aluna fazer bonito que incentiva a todas. Aí elas se juntam entorno da idéia e cada uma desenvolve a seu gosto, mas a mesma peça. No presente post...toalhas de novo...Flores de fita de novo. E outras vão surgir. Aguardem.

Aqui estão criações de Creuza e d. Geralda, duas amigalunas de dentro do coração, com lugar cativo e de onde, segundo elas, "só saem se eu mandar." Elas brincam que vão se aposentar em minhas aulas. O que mais quer uma professora de bordado? Ora! Mostrar o trabalho das alunas, é claro.

Aqui estão, sem comentários maiores. Estas flores vocês encontram em revistas especializadas, com facilidade nas bancas. Bem explicadinhas, coloridas e com enorme variedade de modelos.

É bem verdade que eu incentivo minhas alunas a criarem seus próprios riscos. Mesmo que fiquem mais simples são mais valiosos os trabalhos onde elas criaram com o que aprenderam.

Apreciem as flores da semana:









Um grande beijo e muita paz!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

ROSAS DE FITA

"É acreditando nas rosas que as fazemos desabrochar".
Anatole France




Encontrei este pensamento de Anatole France e ele pode ser o lema de muitas pessoas. Por experiência posso dizer que é exatamente o que acontece. As amigalunas, ao escolher um trabalho novo, fazem a clássica pergunta: será que vou conseguir? Depende de nossa resposta, do tom firme e confiante que passamos, para que elas não desistam. E é assim: quando acreditamos em nossas rosas elas aprendem e desabrocham.

Como a Creuza e a Regina.

Em uma toalha branca a Regina plantou rosas cor de rosa usando fitas nº 5 e 9. Pontos de bordado e pérolas completaram o efeito desejado.





Já a Creuza colocou tom sobre tom conseguindo um lindo resultado. De acordo com seu gosto, o roseiral ficou mais espalhado. Mas é assim que funciona: o trabalho deve ter o gosto da dona.




E cultivar flores de fita foi tão prazeroso que estão desabrochando outras flores. Quando florirem em graça e cor trago para que vejam e se alegram pelas conquistas de minhas amigalunas queridas.

Por hora, rosados e perfumados beijos a todas.



ALGO SOBRE ANATOLE FRANCE

Escritor francês, membro da Academia Francesa para onde entrou em 1896, participou da criação da Liga dos Direitos do Homem.

Foi laureado com o Nobel da Literatura em 1921, pelo conjunto de sua obra, de tom céptico e grande sucesso. Algumas obras: O crime de Silvestre Bonnard, Thaís, O lírio Vermelho, O Poço de Santa Clara, A Rebelião dos Anjos.


JOANINHAS

"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha."
Autor Desconhecido




Mais uma almofada de cama. Desta vez foi para São Paulo, presente da Ada para uma amiga muito, muito querida, a Daiana. Ada foi passar os dias de carnaval na casa dela. Lá estarão 4 amigas para curtir sem barulhada de Momo. Só as risadas delas .Certamente será muito bom!

Esta almofada é parte atrasada do presente de aniversário que não dei conta de fazer a tempo. Espero que ela goste e curta.

Toda de tecidos de joaninha, que ela aprecia. A Ada escolheu os tecidos e os detalhes. Eu só confeccionei, com muito prazer, diga-se de passagem.




Almofada = descanso merecido.
Vermelho = calor que aproxima.
Joaninhas = preferência que encanta.
Presente = atenção retribuída.

Que tenhamos tudo isso sempre presente em nossas vidas.
Beijos

sábado, 13 de fevereiro de 2010

UMA TARDE DE ATENÇÃO

"Cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida nos aperfeiçoa e enriquece, não tanto pelo que nos dá, quanto pelo que revela de nós mesmos."
Miguel de Unamuno





Dia 09 de fevereiro é dia do aniversário de minha mãe. Neste 09 ela completou 86 anos. E é uma graça muito grande a presença dela, cheia de vida e entusiasmo, bordando ainda em tecido xadrez e fazendo seu ponto cruz.
Neste 09 ela deixou seus bordados e se preparou para sua festa, que minha filha Isa e eu preparamos com muito carinho, e cujo tema foi "Uma tarde de atenção".
A Isa bateu mais de 140 fotos lindas da d. Diva. Depois editou as fotos por grupos de assunto e aqui vou mostrar todo prazer que tivemos ao presentear mãe/avó.

A aniversariante:

A foto do meio mostra minha mãe, minha irmã Ione e eu.
A foto nº 5 mostra um vaso com flores de fuxico, que será sorteado em uma das brincadeiras e outros prêmios para as convidadas.
As duas últimas fotos deste grupo mostram o material que está em cada mesa, preparado para as dinâmicas que serão desenvolvidas.
Vocês não estão vendo mas ela está de sapato vermelho que tirou antes do final da festa, quando ela aparece de chinelo.

As convidadas:

Fizemos um lanche para a turma que, há muitos anos, reza o terço na casa da mãe toda segunda feira; para outra turma , na qual eu e ela estamos, que reza o terço a cada terça feira na casa de uma do grupo ; para as minhas alunas das quintas e sextas feiras, cuja aula é na casa dela, neste florido espaço onde vamos festejar e que vocês vão conhecer aqui, além de umas 6 vizinhas muito chegadas.

E aí está a d. Diva recebendo algumas de suas convidadas.

O tema:
Atenção é algo que deve ser muito agradável de receber e deve ter retorno sempre.Uma atenção saudável como a que damos a uma aniversariante. E a esta troca de atenção dou o nome de "carinho".
Mas "atenção " também pode significar uma boa cabeça, um olhar atento, um ouvido alerta, um corpo cheio de reflexos...Este tipo de atenção todos precisamos trabalhar para manter.E é isso que vamos fazer aqui: exercícios de "brincadeira" para verificar nossa atenção.

Iniciando a tarde de atenção:

Expliquei o tema a todas e fomos observar a mesa.Lá estava um PET cortado ao meio com 4 rolinhos de papel numerados, um lápis, uma borracha, 4 palitos de picolé,4 corações de papel em 4 cores e um pacote com 4 raspadinhas. Sob o PET estava um envelope pardo fechado. Ao lado do PET coloquei 1 pandeirinho e 3 apitos, para fazer barulho. E começamos a tarde.Cada uma escolheu um" barulho". E dei vários comandos para testar a atenção delas: tocar só apitos, só pandeiros, quando levantar 1 braço tocar pandeiros, se levantar 2 braços é para apitos, braços para baixo é silencio.Etc. E por aí fomos. Rindo e "barulhando". Errando e rindo! Acertando e rindo!
Depois contei partes da vida da d. Diva. Só que a cada vez que o nome Diva era dito todos deviam fazer barulho. E põe barulho nisso!!!!!!!!! Foi ótimo!
Hora de abrir o rolinho nº 1.Com a melodia de "atirei o pau no gato", fiz uma paródia para todos nós cantarmos. Nas sílabas repetidas era para soar o apito. Só quem tinha pandeiro ia cantar enquanto balançava o pandeiro. Aqui a paródia:
Nossa Diva é ami ga ga
É queri da da
Companhei ra ra
Nós quere mos mos
Lhe dizer zer zer
Que gostamos
Que gostamos
De você
DI VA!

Rimos, rimos, rimos muito!

E agora é tirar o rolinho nº 2.
Era um caça palavras. Expliquei a tarefa e vejam vocês mesmas quanta atenção! A mesa que terminasse era para fazer barulho!


Mais uma atividade. Abrir o rolinho nº 3. Descobrir as diferenças entre 2 desenhos. Observem o afinco da turma! A última foto é da mesa que terminou primeiro.Ou apito ou pandeiro! E tome bagunça!


Hora de abrir o rolinho nº4. O torto é aquele joguinho de seguir as letras em sequencia para descobrir palavras que podem se formar. E a melhor idade está toda a procura de palavras, cada mesa queria achar mais que a outra. Muito bom!

Passamos então ao envelope pardo. Ao abrir encontraram 8 pedaços para formar uma figura. Eu não dei nenhuma dica mas era o desenho de um cachorro quente onde estava escrito: "queremos lanchar!". Só avisei que encontrariam uma mensagem para a aniversariante e ninguém poderia ler em voz alta enquanto todos não terminassem. Afinal, uma mensagem deve ser lida por todos a uma só voz não concordam comigo? E elas atenderam direitinho. Quem acabava lia em silêncio. E ria, e ria...

Quando todas acabaram de montar o quebra cabeça era só risada. E bem alto leram a mensagem:QUEREMOS LANCHAR!
OBS: esta mão fotografando é da Célia, uma amigaluna, que trouxe sua máquina para "não perder nada".

Era justo! Elas já haviam trabalhado tanto!!! Enquanto Isa, Ione e Cici serviam as bandejas e bebidas eu fazia com elas a dinâmica das mãos.Elas repetiam todos os gestos até chegar as palmas quando puxei o Parabéns a você.

Após o lanche recolhi as bandejas . É que elas estavam dentro de porta bandejas em etamine, bordadas em vagonite. A minha aluna Rosa bordou todas para mim, que serias sorteadas, uma para cada mesa. A Isa colocou-as dentro dos saquinhos preparados e continuamos as brincadeiras de atenção/memória. Agora cada uma pegou um dos 4 corações que estavam dentro do PET.
Assim elas ficaram divididas em 4 grupos, de acordo com a cor do coração escolhido.

Era hora de convidada ganhar presente! Pirulitos!!!!!!!!!!!
Aí estão algumas em suas tarefas.

A 1ª foto é a turma da rima, do coração azul. Eu dizia uma palavra e a amiga respondia com uma outra que rimasse. E rápido( o quanto possível).Acertando 2 rimas ganhava um pirulito. Todas ganharam!

A 2ª foto é da turma da troca, corações vermelhos. Eu falei uma frase para a 1ª ela respondeu e a2ª respondeu para ela, logo a 3ª respondeu e a 4ª e assim ate a última. Em sequencia. A" conversa" foi assim:
Eu: vou ao mercado comprar pera.
A 1ª:Pera não. Compra .......
(repetir o que acabou de ouvir e colocar sua sugestão) .... não. Compra ....
Assim:-Vou ao mercado comprar pera.
-Pera não. Compra uva.
_Uva não. compra abacaxi.
-Abacaxi não. Compra melão.......... Tudo rápido!
Aí.......esquecimentos e risos! Mas ganharam pirulito!


A terceira foto foi uma dinâmica de probabilidades com a turma que tirou os corações verdes. Estavam 9 placas viradas para trás. Desvirei a 1ª. veio com o nº 5.Expliquei que cada placa tinha um nº de 1 a 9. Saiu o 5 . O próximo seria maior ou menor? Isto bem pensado. Quantos vinham antes do 5 e quantos depois. Deviam pensar na maior possibilidade e não chutar.Quem acertasse ganharia um pirulito. Mas quem errou ganhou também.

Na 4ª foto, da turma de corações amarelos, elas tiravam na sorte a metade de um ditado popular . Eu lia e elas completavam. Era um tal de quem estava sentado completar...Ainda bem que eu levei muitos.
E todas ganharam seus pirulitos.

E todas as amigas presentes já haviam ido à frente participar de uma brincadeira.

Na5ª foto voltamos para a mesa. Cada uma pegou uma raspadinha e um palito de picolé que estavam no PET. Rasparam para ver o seu prêmio.Foram distribuidos na sorte:
8 porta bandejas,
8 revistas de passatempo(como os que elas haviam feito),
O vaso de flor de fuxico mostrado antes,
7 alfineteiros e
7 dezenas do terço (10 Ave Marias) em pérola.


E então foram as despedidas, abraços, palpites (vamos fazer isso todos os meses? precisamos fazer coisas assim no clube das avós! Por que não brincar assim nos encontros do terço...etc), parabéns, palmas...Mãe pulava de alegria e Isa fez um flagrante legal dela pulando! Até um gatinho veio olhar a bagunça!...




Amigas,
que lindo foi o dia 9.
E quanta alegria festejar os 86 anos de minha mãe!
Mostrei a vocês para que se alegram comigo.

beijos...sejam felizes...estejam em paz.