quinta-feira, 11 de junho de 2009

DIA DE SÃO VALENTIM

"A dúvida é o começo da sabedoria".
Condessa de Ségur


Dia dos namorados!...
Amados, amantes, sonhos, fantasia, pra valer, predestinados, companheiros, sol, lua, estrelas, fogo, paixão,ciume, aconchego, carícias ...
Como tudo isto começou?

O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo  comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons . No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

 

São Valentim - História

Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.



 

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.(texto da net).


E aqui estamos nós, cultuando o amor e torcendo para que ele impere ainda com maior força, pois só o amor pode vencer todas as barreiras.

É um dito popular muito verdadeiro:

"só o amor constrói!"


Amigas, que haja muito amor em nossas vidas!

Beijos e mais beijos, Iêda

14 comentários:

Unknown disse...

Oi Ieda!!!
Está inscrita e fechou o grupo!!
Vou fazer o sorteio hoje e aviso sobre a parceira!!
Beijos e Obrigada pela participação!!!

Eme Fialho disse...

Oi querida vim retribuir a visitinha,vc está na troquinha junina tb que legal, será que seremos parceiras? Bjus em seu coração.

Unknown disse...

Oiiii!!
Iêda querida,
Já saíram as parceiras da Troca de Festa Junina!!
Bjs
Babi

Carla disse...

Desconhecia completamente a história do dia dos namoradas, adorei, obrigado. Um beijão

Nile e Richard disse...

Oi Iêda.
Lindo texto.
Bom feriadão para voce.
abços.Richard.

Fátima disse...

olá, adorei a sua visita e os seus elogios, vindos de uma professora são um mimo. Ainda bem que resolveu participar no meu desafio, pode até convidar algumas das suas alunas a participar também. Adorei os seus trabalhos, vou adicioná-la nos meus favoritos, afinal é sempre bom ter uma professora por "perto". Também gostei de saber que ensina pessoas mais velhas, nunca é tarde para aprender... Vai "ver-me" mais vezes por aqui. Bjinhos
Fátima

Patrícia Abreu♥Compartilhando Artesanatos disse...

Olá Iêda!
Obrigada por se inscrever na minha troquinha.
Adorei seu blog!!!
Beijinhos

Tere disse...

Oi Iêda querida!

Também estou fazendo seus mimos com todo meu carinho, acho que vai gostar, tenho certeza que vou adorar os meus, pois adoro seus trabalhos e fazemos técnicas diferentes.Tenha um fim de semana abneçoado.
Bjo no coração.

Iêda Klein disse...

Oi Babi, tudo ok com a troquinha. Minha parceira e eu já entramos em contato.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Oi Eme. Não viramos parceiras mas certamente somos amigas de arte.Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Carla.Um bom domingo para você.
Beijos,Iêda

Iêda Klein disse...

Richard,olá!
Que o seu domingo inicie uma linda semana.
Beijos, Iêda

Iêda Klein disse...

Olá Patrícia!
No ano passado, para o natal, incentivei minhas alunas a decorar os banheiros. Tadinhos! Ficam tão esquecidos! E todos usam!...
Por isso adorei sua escolha. Ou o tema mais votado, foi assim? Eu não vi sua chamada para votar.
Vão aparecer trabalhos lindos!
Beijos, Iêda.

Iêda Klein disse...

Tere amiga, umas das coisas boas entre nós será, exatamente, recebermos presentes e mimos que não são o nosso cotidiano. Não é?
Beijos, Iêda